Notícias

Segunda edição do simulado do ENEM é aplicada na RME

Cerca de mil estudantes do Ensino Médio de escolas municipais fazem a avaliação neste segundo semestre

Publicado em: 16/11/2017 15h18 | Atualizado em: 04/05/2021

Segunda_edicao_simulado_ENEM_aplicada_RME_740_x_430.jpg

Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, estudantes das oito escolas municipais que oferecem Ensino Médio na cidade de São Paulo farão o segundo Simulado ENEM SP. No primeiro semestre houve a primeira aplicação e a iniciativa deverá acontecer nos próximos três anos.

O simulado é constituído por 185 questões objetivas e uma redação. Os estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva podem contar com a prova, em vídeo, traduzida para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Nesta edição, um dos diferenciais do simulado é que o terceiro dia de provas será dedicado exclusivamente à produção da redação. Os textos serão digitalizados pelas unidades escolares e corrigidos por uma empresa contratada pela SME. O desempenho na dissertação complementará o relatório de proficiência e dará mais base para a análise de habilidades.

Para Claudio Maroja, Diretor do Núcleo Técnico de Avaliação (NTA) da SME, os relatórios dos resultados obtidos com o simulado do primeiro semestre possibilitarão à SME mais objetividade nos processos pedagógicos futuros. “Eu acredito que o mais rico deste processo é a possibilidade de dar o retorno pedagógico aos professores e fazer com que a avaliação exerça a sua real função: a de propiciar o melhor redirecionamento da prática pedagógica” enfatiza Maroja.

“É a primeira vez que temos os resultados sobre a proficiência dos alunos por área de conhecimento e por habilidade no Ensino Médio. O professor ganha um instrumento que o possibilitará fazer intervenções mais assertivas, pois, até então, ele não tinha esta visibilidade. Agora a gente consegue ver não só os alunos e salas que estão com proficiências menores, mas, também, quais são as habilidades dentro de cada área que precisam de melhores intervenções. Isso facilitará e qualificará a intervenção pedagógica”, comemora o Diretor do NTA.

Simulado do ENEM na RME – Os simulados são viabilizados por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O acordo prevê que a FGV ofereça para a SME seu pacote de questões até 2020 e faça o processamento da proficiência dos estudantes em cada área, com base no seu desempenho.

Da mesma forma como ocorre no exame oficial, os alunos são submetidos a provas que envolvem as diversas áreas do conhecimento e seus componentes curriculares: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

A SME se encarrega de fazer a revisão, impressão, distribuição e digitalização dos cartões de respostas para obter a porcentagem dos acertos utilizando o Sistema Educacional de Registro de Aprendizagem (SERAp), assim como a correção da redação. Ambos os resultados são disponibilizados aos alunos e unidades escolares no Sistema de Gerenciamento Pedagógico (SGP).

Clique aqui e veja a lista escolas municipais que oferecem Ensino Médio na cidade de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210