Notícias
Secretaria Municipal de Educação realiza avaliação da Educação Infantil
Aplicação ocorrerá entre os dias 16 e 25 de outubro em 65 EMEIs
Publicado em: 15/10/2019 15h37 | Atualizado em: 06/08/2021
A Prefeitura de São Paulo e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) irão avaliar a qualidade da Educação Infantil que é oferecida na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo (RMESP) para crianças de 4 a 5 anos matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O método a ser utilizado é o do instrumento de Observação de Aspectos Essenciais dos Ambientes de Aprendizagens (Measure of Early Learning Environments – MELE).
O cronograma de aplicação obedece ao seguinte calendário: início em 16 de outubro e término no dia 25 do mesmo mês, em 65 EMEIs, sendo escolhidas entre 4 e 7 de cada Diretoria Regional de Educação (DRE), levando em consideração os seguintes critérios de seleção que expressem a realidade da RMESP, como por exemplo, unidades centrais e periféricas, número de crianças atendidas, crianças com deficiência e número de escolas em cada DRE. Em cada UE serão avaliadas uma turma de Infantil I (crianças de 4 anos) e uma turma de Infantil II (crianças de 5 anos), sorteadas previamente.
O instrumento avaliativo será aplicado por um agente externo à unidade educacional, que coletará informações observando o cotidiano de uma turma de pré-escola e não se propõe a fazer ranqueamento, nem mesmo avaliar a competência dos professores mensurando as aprendizagens ou o desenvolvimento das crianças, entre outros.
Parceria com a Fundação MCSV
A parceria começa com o Plano Municipal pela Primeira Infância e, em seguida, com um acordo firmado pelo Decreto n° 58.514 de 14 de novembro de 2018, visa “garantir as condições para a articulação intersetorial dos programas, projetos e ações para o atendimento integral na primeira infância”, entre as Secretarias Municipais de Educação, da Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social.
Por se tratar de Acordo de Cooperação Técnica a parceria não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes, nem a celebração de comodato, doação de bens ou qualquer outra forma de compartilhamento de recurso patrimonial.
A próxima etapa prevê a aplicação da mesma metodologia, considerando as especificidades das crianças bem pequenas, aos Centros de Educação Infantil (CEIs), que atendem crianças de 0 a 3 anos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Olimpíadas Estudantis: Rugby Tag movimenta CEU Meninos com mais de 300 estudantes da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Secretarias Municipais se unem para promover o II FLI Sampa
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de Ensino realiza a 1ª Edição do Festival Estudantil de Batalhas de Rimas e SLAM (FEBReS) 2025
Secretaria Municipal de Educação
Programa Material e Uniforme e Almoxarifado Virtual da Secretaria Municipal de Educação são premiados no Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes da EMEF Sócrates Brasileiro vivem experiência de “Um Dia de Prefeito” no Edifício Matarazzo
Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Perus celebra aniversário de 22 anos com festa aberta à comunidade no sábado
Relacionadas

Projeto Brasileirinhos no CEU Aricanduva promove inclusão e desenvolvimento de talentos com coordenação de Daiane dos Santos
Publicado em: 29/07/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Projeto em 3D da EMEF Dias Gomes une tecnologia, pesquisa e criatividade
Publicado em: 28/07/2025 3h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME reforça importância de atualização dos dados cadastrais dos estudantes para organização do ano letivo
Publicado em: 28/07/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

SME recebe representantes da Coeduc e amplia diálogo com sindicatos
Publicado em: 25/07/2025 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

CEI Elza Soares promove Chá da Tarde com os Avós para fortalecer vínculos afetivos
Publicado em: 25/07/2025 3h30 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus