Notícias

Secretaria Municipal de Educação publica material que orienta o trabalho do Professor Orientador de Área

POA é mais um parceiro da equipe docente na garantia dos direitos de aprendizagens dos estudantes

Publicado em: 09/03/2020 18h30 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem com fundo cinza e na frente uma mesa com livros sobre ela, e as escritas "Orientações Gerais" e "POA, Professor Orientador de Área 2020".

A Divisão de Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação lançou em março, um documento para orientar o trabalho docente nas Escolas de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo, especialmente a respeito do trabalho do Professor Orientador de Área (POA).

A publicação “Professor Orientador de Área – POA” reúne informações importantes para a construção da identidade dos profissionais que atuarão ao lado dos Coordenadores Pedagógicos e dos professores na efetivação do Currículo da Cidade.

A Instrução Normativa que regulamenta a atuação do POA neste ano foi publicada em 2019 e dá a possibilidade para as Unidades Educacionais potencializem a formação continuada e em serviço, dos professores alfabetizadores e dos que atuam com a Matemática e a Língua Portuguesa nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, no Ensino Médio e na EJA. Em 2020, a novidade é que o POA precisa ser designado para exercer a função, devendo ser aprovado pelo Conselho de Escola, mesmo os professores que atuaram como POA no ano passado devem seguir todos os trâmites apontados na Instrução Normativa.

O documento, além de apresentar as atribuições do POA e mostrar como é a construção da sua carga de trabalho nas unidades educacionais, enfatiza que, quer seja ele especialista em Alfabetização, Língua Portuguesa ou Matemática, ele é mais um parceiro dos professores e, sobretudo, do Coordenador Pedagógico para a garantia dos direitos de aprendizagens dos estudantes.

Faz parte das atribuições do POA atuar junto aos educadores no planejamento e acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem como propositor de intervenções, com vistas à implementação curricular na perspectiva da educação integral, equidade e educação inclusiva.

Quer saber mais sobre as atribuições do POA e possibilidades de composição de sua jornada? Acesse a íntegra do material Professor Orientador de Área.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301