Secretaria Municipal de Educação prorroga inscrições para o Programa de Especialização Docente

Inscrições poderão ser feitas até 19 de maio

Publicado em: 27/05/2019 17h08 | Atualizado em: 30/11/2020

Programa de Especializacao Docente_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) prorrogou até 19 de maio o prazo para a realização das inscrições no Programa de Especialização Docente (PED). O novo edital deverá ser publicado neste sábado (11). Até o momento foram realizadas 506 inscrições.

A especialização é um programa de pós-graduação lato sensu para a formação de docentes nas áreas de Matemática e Ciências. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico disponibilizado no Portal da SME

O PED Brasil é voltado para professores da Educação Básica em busca de salas de aula mais equitativas. O programa é fruto de uma intensa colaboração entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e centros de pesquisa internacionais.

O Programa é inspirado no Stanford Teacher Education Program – STEP, reconhecido programa de mestrado em formação de professores da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford.

São dois módulos de Especialização: um no ensino de Matemática, voltado a professores de Matemática e professores regentes de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, e o outro no ensino de Ciências. A carga horária é de 432 horas-aula de atividades presenciais, além de 4 horas-aula de mentoria individual a cada professor participante. A demanda estimada de estudos e atividades extraclasse é de 10 horas semanais.

O programa tem início previsto em agosto de 2019 e previsão de conclusão em junho de 2021. Serão ofertadas de 35 a 45 vagas por turma, de acordo com a capacidade física e disponibilidade de cada instituição ofertante.

As aulas presenciais ocorrerão aos sábados, em período integral, conforme calendário determinado por cada instituição ofertante ou as terças e quintas-feiras, semanalmente, no período noturno.

Para candidatar-se é necessário ser titular de cargo efetivo da Classe dos Docentes, da carreira do magistério, detentor dos cargos de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Matemática ou Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Ciências ou Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Além disso, é preciso estar em atuação no ensino fundamental; ser portador de licenciatura plena; estar em efetivo exercício como docente em Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo; não ter sofrido penalidade em procedimento disciplinar nos últimos 5 (cinco) anos e estar distante da aposentadoria a pelo menos 5 (cinco) anos.

Confira as descrições detalhadas do Programa de Especialização Docente.

Acesse a ficha de inscrição.

Após o término do período de inscrições, o Programa de Especialização Docente teve 307 inscrições para educadores dos anos iniciais, com 266 habilitados. De 181 inscritos para a especialização de Matemática, 174 estão habilitados. Já para Ciências, dos 181 inscritos, 174 são habilitados, totalizando 602 candidatos habilitados, dos 660 inscritos.

Clique aqui para acessar a planilha com a classificação preliminar do PED.

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar