Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove formação para educação antirracista e inclusiva

Ação valoriza a diversidade racial presente em nossas escolas, o acolhimento e a inclusão de todos os imigrantes

Publicado em: 11/03/2020 13h49 | Atualizado em: 30/11/2020
Fotografia mostra cerca de 15 pessoas sentadas em uma grande roda dialogando durante a formação.

Na última terça-feira (10/3), o Núcleo de Educação Étnico Racial, que compõe o Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o encontro com as formadoras (es) das Divisões Pedagógicas das 13 Diretorias Regionais de Educação.

Os formadores compartilharam aprendizagens, histórias de seus territórios, práticas e construíram um plano de ações, que contemplam: cursos, seminários, formação continuada.

Ação teve por objetivo promover a equidade, a valorização da diversidade racial presente em Unidades Educacionais, bem como o acolhimento e inclusão de todos os imigrantes.

Linguagens, como música e histórias, foram elementos para reflexões importantes acerca dos conceitos: racismo estrutural, desigualdade social e inclusão.

As necessidades das Unidades Educacionais e as ações desenvolvidas foram partilhadas pelos presentes que contribuíram de maneira significativa para a construção do plano de ações para 2020.

Estiveram presentes os assessores Daniel Munduruku, Dr. em Educação pela Universidade de São Paulo, Diretor presidente do instituto Uka-Casa dos Saberes Ancestrais, autor de mais de 48 livros e Cristino Wapichana, músico, compositor, escritor premiado e contador de histórias, que apresentaram o Currículo da Cidade Povos Indígenas, indicando formas lúdicas, educativas e inovadoras para utilização do documento nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.461