Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove formação para educação antirracista e inclusiva

Ação valoriza a diversidade racial presente em nossas escolas, o acolhimento e a inclusão de todos os imigrantes

Publicado em: 11/03/2020 13h49 | Atualizado em: 30/11/2020
Fotografia mostra cerca de 15 pessoas sentadas em uma grande roda dialogando durante a formação.

Na última terça-feira (10/3), o Núcleo de Educação Étnico Racial, que compõe o Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o encontro com as formadoras (es) das Divisões Pedagógicas das 13 Diretorias Regionais de Educação.

Os formadores compartilharam aprendizagens, histórias de seus territórios, práticas e construíram um plano de ações, que contemplam: cursos, seminários, formação continuada.

Ação teve por objetivo promover a equidade, a valorização da diversidade racial presente em Unidades Educacionais, bem como o acolhimento e inclusão de todos os imigrantes.

Linguagens, como música e histórias, foram elementos para reflexões importantes acerca dos conceitos: racismo estrutural, desigualdade social e inclusão.

As necessidades das Unidades Educacionais e as ações desenvolvidas foram partilhadas pelos presentes que contribuíram de maneira significativa para a construção do plano de ações para 2020.

Estiveram presentes os assessores Daniel Munduruku, Dr. em Educação pela Universidade de São Paulo, Diretor presidente do instituto Uka-Casa dos Saberes Ancestrais, autor de mais de 48 livros e Cristino Wapichana, músico, compositor, escritor premiado e contador de histórias, que apresentaram o Currículo da Cidade Povos Indígenas, indicando formas lúdicas, educativas e inovadoras para utilização do documento nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes seguram bandeiras durante cerimônia esportiva em ginásio.

Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história

Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de uma menina segurando para o celular e apontado para sua tela.

Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta

Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.685