Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove curso em parceria com o Museu de Arte Brasileira

Inscrições abertas a partir das 12h do dia 29 de junho; 180 educadores da rede municipal serão contemplados nesta ação formativa

Publicado em: 26/06/2020 19h39 | Atualizado em: 01/10/2021
Curso Museu Portal

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU), em parceria com o Museu de Arte Brasileira (MAB), da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), comunica a realização do curso “Brincar para além da infância: territórios de aprendizagem”.

Considerando o potencial educativo do museu e as possibilidades formativas proporcionadas pelo contato entre educadores da rede municipal de ensino e do Museu de Arte Brasileira, o curso visa possibilitar a reflexão sobre a importância desta instituição cultural para a elaboração de novas práticas pedagógicas, relacionando arte com a brincadeira, promovendo vivências corporais, sociais, cognitivas e criativas com as crianças e estudantes no processo educacional.

Podem participar do curso, Coordenadores pedagógicos, Professores de Educação Infantil, Professores de Ensino Fundamental II e Médio e Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

A formação terá início em agosto com previsão de término em dezembro, possui carga horária de 24h, e será oferecida para 180 educadores divididos em seis turmas para realização das atividades nas seguintes datas e horários:

Aulas online:

Turma A – dias: 05, 06, 07, 12, 13, 14, 19 e 20/08/2020, das 9h às 12h;

Turma B – dias: 05, 06, 07, 12, 13, 14, 19 e 20/08/2020, das 15h às 18h;

Turma C- dias: 02, 03, 04, 09, 10, 11, 16 e 17/09/2020, das 9h às 12h;

Turma D – dias: 02, 03, 04, 09, 10, 11, 16 e 17/09/2020, das 15h às 18h;

Turma E- dias: 29 e 30/10 e 04, 05, 06, 11/11/2020, das 15h às 18h;

Turma F- dias: 25, 26 e 27/11 e 02, 03 e 04/12/2020, das 15h às 18h.

Aulas presenciais

Dias: 12 e 13/11/2020, das 15h às 18h;

Dias: 09 e 10/12/2020, das 15h às 18h.

As horas presenciais serão distribuídas entre o total de horas para cada turma definidas em comum acordo com os cursistas, dependendo da necessidade do distanciamento social. Caso não haja a possibilidade de haver encontros presenciais, as aulas à distância ocorrerão por meio dos links das salas de aula virtuais.

Inscrições abertas a partir das 12h do dia 29 de junho, até 03 de julho, no link: https://forms.gle/cedtskmiskfcxcvv9 .

A divulgação dos contemplados será feita mediante e-mail que será enviado entre os dias 20 e 22 de julho.

Confira na íntegra o comunicado oficial  do curso publicado no Diário Oficial.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

FUNDEB passa a ser identificado no holerite 

Publicado em: 27/08/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

PodConversar – ECA Digital aborda comunicação ética e responsável nas redes sociais
Fotografia de uma sala de aula. Uma professora está em pé, inclinada ao lado de três estudantes sentados em carteiras, orientando-os durante uma atividade. As crianças estão de costas para a câmera. Ao fundo, há um quadro verde, murais com materiais pedagógicos, estantes com livros e objetos educativos. Sobre as mesas, há cadernos, livros e recipientes com lápis de diferentes cores. A sala é iluminada e organizada, com predominância das cores azul, verde e amarelo.

Prefeitura reformula PDE, amplia peso da aprendizagem e prêmio pode chegar a R$ 20 mil

Publicado em: 27/08/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem retangular, com fundo azul-escuro e elementos gráficos em tons de azul-claro no lado direito. No lado esquerdo, há uma faixa branca com o texto “SEMINÁRIO JUNTOS PELA APRENDIZAGEM” e uma logomarca colorida. Na parte inferior esquerda, aparece o texto: “II Seminário – Juntos pela Aprendizagem: ‘Matemática em Rede’”.
SME oferece 2 mil vagas de especialização em Educação Especial com foco em TEA

SME oferece 2 mil vagas de especialização em Educação Especial com foco em TEA

Publicado em: 25/08/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.692