Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove curso de Alimentação Escolar Saudável na Rede Municipal de Ensino

Os encontros acontecem no Instituto Mauá de Tecnologia entre os meses de maio e junho

Publicado em: 07/05/2019 17h43 | Atualizado em: 30/11/2020

alimentacaoescolar740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), iniciou nesta terça-feira (7), no Instituto Mauá de Tecnologia, o primeiro encontro do curso Alimentação Escolar Saudável.

O curso possibilita a reflexão sobre práticas voltadas à alimentação no ambiente escolar, identificando os fatores que geram desperdícios de alimentos e propondo ações pedagógicas de mediação considerando os tempos e espaços relacionados à alimentação, hábitos alimentares, formas de preparação e consumo de alimentos.

As aulas acontecerão através de palestras, debates, registros feitos pelas unidades, problematização das práticas e crítica dos registros reflexivos.

Participam desta ação, Professores de Ensino Fundamental II e Médio – Ciências, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em regência no ciclo interdisciplinar, Coordenadores Pedagógicos em exercício nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Analista de Saúde lotado na Coordenadoria de Alimentação Escolar.

alimentacaoescolar1_740x430.jpg

A carga horária do curso é de 22 horas, sendo 20 horas presenciais e 2 horas não presenciais.

Os encontros serão realizados no Instituto Mauá de Tecnologia nas seguintes datas e horários:

Turma 1: DREs Butantã, Santo Amaro, Capela do Socorro, Campo Limpo, Pirituba Jaraguá, Freguesia Brasilândia e Jaçanã / Tremembé. Datas: 07/5, 21/5, 04/6 e 18/6.

Turma 2 : Ipiranga, Itaquera, São Miguel, Guaianases, São Miguel e Penha. Datas: 06/08, 20/08, 03/09 e 17/09.

1º Encontro

Tema: “Apresentação do Programa da Alimentação Escolar como política de Segurança Alimentar e Nutricional (dimensões da sustentabilidade), dados das pesquisas sobre estado nutricional, consumo alimentar e dados da pesquisa EAN2018”. Palestrante: Michelle Alessandra de Castro

Tema: Sistemas alimentares, panorama e impactos do desperdício no Brasil (social, ambiental, econômico e político). Palestrante: Maluh Barciotte

2º Encontro

Tema: O que entendemos por sustentabilidade? Qual o perfil de consumidor que pretendemos formar? Construção colaborativa de instrumento de observação acerca do desperdício de alimentos nas EMEFs. Palestrante: Ana Borboletto

Tema: Como nossas escolhas alimentares impactam na sustentabilidade (grupos comparativos de alimentos e agropecuária). Palestrante: Lígia Cardoso Reis.

3º Encontro

Tema: Elaboração dos planos de ação. Compartilhamentos dos instrumentos elaborados pelos participantes. Palestra: O Currículo da Cidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Palestrante: Julia P. Florido – CODAE/SME.

4º Encontro

Tema: Escola como lócus de educação ambiental. Palestrante: Mirtes Moreira Silva. Apresentação em plenária de uma síntese das ações realizadas.

Ao final da formação será entregue um plano de ação contendo o diagnóstico acerca do desperdício de alimentos da unidade e práticas pedagógicas para melhora do consumo da alimentação escolar.

Para conhecer outras ações de alimentação escolar realizadas na Rede Municipal de Ensino, acesse a página da Coordenadoria de Alimentação Escolar.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tanque de areia para escavação com um cartaz acima escrito
Imagem aérea da empena de um Grafite com 128 metros quadrados no CEU Heliopolis

CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro

Publicado em: 19/05/2022 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com a capa do documentário ‘Educação Presente para o Futuro’.
Logomarca da Semana Do Brincar - data de 21 e 28 de maio

Programação da Semana Municipal do Brincar começa neste sábado (21)

Publicado em: 18/05/2022 6h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia aérea de um grupo de pessoas sentados na grama no CECI Tenondé Porã.

Indígenas do CECI Tenondé Porã aprendem técnicas de primeiros socorros

Publicado em: 18/05/2022 5h59 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.238