Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove a exposição virtual: “Pioneiros da Educação Municipal Paulistana: o início de uma história”

A iniciativa faz parte da 22ª Semana Nacional de Museus

Publicado em: 17/05/2024 15h25 | Atualizado em: 17/05/2024

Capa da exposição virtual dos pioneiros da educaçãoO Memorial da Educação Municipal – MEM participa da 22ª Semana Nacional de Museus, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, com uma exposição virtual que valoriza o trabalho dos primeiros professores do Ensino Fundamental na Cidade de São Paulo. Esta iniciativa visa destacar os Museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural. 

 Os acervos apresentados na exposição fazem parte de uma coletânea de documentos e fotografias de 7 dos 110 pioneiros das Escolas Primárias Municipais. Para visitar a exposição, acesse a página do MEM: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/exposicao-virtual-pioneiros-da-educacao-municipal-paulistana-o-inicio-de-uma-historia/  

 A exposição revisita a história dos professores que a partir de 1956, para lecionar, responsabilizavam-se em gerir todo o processo administrativo e pedagógico, desde a busca de espaço para a sala de aula, aquisição de mobiliários, merenda até o controle dos recursos financeiros por meio da Caixa Escolar, ressarcidos ao final do mês pela prefeitura, juntamente com os seus proventos. A iniciativa contribuiu para a implantação efetiva da Rede de Ensino Fundamental no município, tornando-a uma das maiores do Brasil. 

 Mais informações sobre a Semana dos Museus, clique aqui.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460