Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove a 13ª edição da Final Municipal de Xadrez por equipe

Mais de 1.500 estudantes participam da competição entre os dias 25 e 26, no Clube Círculo Militar de São Paulo

Publicado em: 19/06/2019 15h49 | Atualizado em: 30/11/2020

finalxadrezporequipe_740x430.png

Nos dias 25 e 26 de junho, acontece no Clube Círculo Militar de São Paulo, a 13ª edição da Final Municipal de Xadrez por equipe na Rede Municipal de Ensino.

A competição faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU) e acontece desde o início da década de 90 na cidade. Nela, as equipes de enxadristas com melhores resultados na etapa regional disputam com escolas municipais de outras regiões da cidade. Ao todo, mais de 8 mil estudantes participaram das disputas regionais.

Na etapa municipal, aproximadamente 100 escolas estarão representadas por 260 equipes formadas por mais de 1.500 estudantes enxadristas entre os dois dias.

As disputas nos tabuleiros envolvem cinco categorias: Sub-08 (jogadores entre 7 e 8 anos), Sub-10 (jogadores entre 9 e 10 anos), Sub-12 (jogadores entre 11 e 12 anos), Sub-14 (jogadores entre 13 e 14 anos), Sub-16 (jogadores entre 15 e 16 anos). As equipes são organizadas em dois naipes diferentes: o Absoluto, que é formado por equipes mistas, masculinas e femininas e o Feminino, formado apenas com a participação das meninas.

A abertura da competição acontece no dia 25 de junho, às 10h. Início da 1ª rodada às 10h30.

Confira o cronograma da competição:

Dia 25/06 – Jogam as categorias: Sub – 08 absoluto e feminino, Sub-14 absoluto e feminino e Sub-16 absoluto.

Dia 26/06 – Jogam as categorias: Sub – 10 absoluto e feminino, Sub-12 absoluto e feminino e Sub-16 feminino.

Xadrez por equipe – a modalidade é composta por grupos de seis jogadores: sendo quatro titulares e dois que serão suplentes. Os torneios são realizados em sete rodadas, com controle de tempo de 15 minutos nocaute para cada jogador. Cada Equipe tem um capitão, responsável por resolver qualquer problema durante o Torneio com a arbitragem. O professor poderá realizar substituições utilizando os jogadores suplentes a qualquer rodada.

Programa Jogos de Tabuleiro – Além do Xadrez, que tem origem europeia, a Secretaria Municipal de Educação procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos seguintes jogos: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).

Serviço

13ª edição da Final Municipal de Xadrez por equipe

Datas: 25 e 26 de junho

Horário: a partir das 10h

Local: Clube Círculo Militar de São Paulo

Endereço: Rua Abílio Soares, 1.589 – Ibirapuera – SP.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Letreiro com uma estrela escrito
Montagem com fundo verde escuro e três fotografias. Na primeira, há pessoas caminhando em uma trilha, em volta deles tem várias árvores. A do meio tem uma placa de madeira com o texto

Visita no quilombo mais antigo de SP inspira ações antirracistas na Rede Municipal

Publicado em: 31/03/2023 1h58 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra Quadra poliesportiva Coberta em uma unidade escolar

Prefeitura de SP entrega mais quatro coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal

Publicado em: 29/03/2023 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro mulheres estão de pé posando para foto, elas estãousando saias rodadas com estampas floridas. A mulher da ponta esquerda está usando uma máscara de boi, a que está ao seu lado segura um estandarte com fitas coloridas e o desenho do rosto de um boi.

‘Cortejo’ ajuda a acolher crianças indígenas e migrantes de CEI

Publicado em: 29/03/2023 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Conferência Municipal De Educação

Etapa regional da Conferência Municipal de Educação ocorre nos dias 14 e 15 de abril 

Publicado em: 29/03/2023 12h55 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.328