Notícias

Secretaria Municipal de Educação participará da celebração global “Make Music Day”

As Unidades Educacionais terão autonomia para propor atividades como rodas de conversa, apresentações, audições musicais, mostras culturais e muito mais

Publicado em: 16/05/2024 15h53 | Atualizado em: 16/05/2024
Logo Make Music

No dia 21 de junho todo o mundo se reúne no “Make Music Day” para celebrar a música e a sua diversidade. A Secretaria Municipal de Educação (SME-SP), através da Divisão de Cultura da Coordenadoria dos CEUs (DIAC/COCEU) também irá participar da ação global. As Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) terão autonomia para promover diversas atividades para os estudantes e a comunidade escolar. A partir desta quinta-feira (16) os diretores das unidades devem preencher um formulário indicando quais ações irão realizar. 

O projeto nasceu nos anos 1980 na França com o nome de “Fetê de la Musique” e é uma celebração global da música que acontece anualmente. Tal evento cresceu exponencialmente e agora é celebrado em mais de 1.000 cidades em 120 países. No Brasil, é uma ação sem fins lucrativos da Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA) e NAMM Foundation e é um dos maiores participantes do “Make Music Day”, com participação de escolas, artistas, orquestras, empresas, espaços de música, dentre outras instituições.

A ação está alinhada com o Currículo da Cidade na sua Matriz de Saberes, que propõe o desenvolvimento do repertório cultural e “senso estético para reconhecer, valorizar e fruir das diversidades, manifestações artísticas e culturais e participar de práticas diversificadas de produção sociocultural”, bem como ao pensamento científico, crítico e criativo. Dentro do compromisso com a educação integral e a pluralidade cultural presente nas Unidades Educacionais. 

Podem ser realizadas atividades de diferentes naturezas, tal como apresentação de música pelos estudantes, rodas de conversa, sessão de audição musical, debates, parcerias com artistas dos territórios, parcerias com as famílias dos estudantes, mostras de coral e/ou bandas – abertas ou não ao público, dentre outras inúmeras possibilidades que a expressão musical torna viável de serem executadas com criatividade.

O formulário ficará aberto até o dia 28 de maio às 19h. Qualquer dúvida as unidades podem consultar a Diretoria Regional de Educação (DRE) do território. Para divulgar as ações as unidades podem utilizar a hastag #makemusicbrasil. 

Acesse o formulário.

 

 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460