Notícias
Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS
Evento da Prefeitura de São Paulo promove educação sustentável com foco em acessibilidade, cuidado e sensibilidade
Publicado em: 06/06/2025 11h14 | Atualizado em: 04/08/2025
Virada ODS – estudante da Secretaria Municipal de Educação
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) participa ativamente da 4ª edição da Virada ODS, que ocorre nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Vale do Anhangabaú e na Praça das Artes. O evento é organizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), e tem o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil.
Com foco em acessibilidade, cuidado e sensibilidade, a Virada ODS busca popularizar a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa é considerada a maior política pública municipal do mundo voltada à ampliação da conscientização e do engajamento cívico em torno da sustentabilidade.
Ações educativas e ambientais na programação da SME
Durante a Virada ODS 2025, a SME realiza uma série de ações voltadas ao ODS 4 – Educação de Qualidade. Estão previstas atividades como jogos educativos ambientais, exposição de projetos de educação ambiental desenvolvidos nas escolas municipais, divulgação de materiais institucionais e a promoção do Clube de Livros ODS, com espaço dedicado à leitura.
Estudantes como protagonistas da transformação
Mais de 1.200 estudantes da rede municipal participam da Virada ODS, muitos deles envolvidos em projetos que promovem os ODS nas escolas, como educação ambiental, clubes de leitura e ações de cidadania.
Um dos grandes destaques será a atuação da Imprensa Jovem, com mais de 30 agências escolares envolvidas. Mais de 600 jovens repórteres estarão no evento produzindo reportagens, vídeos e conteúdos para redes sociais das escolas e para o Blog do Imprensa Jovem, ampliando a visibilidade das ações estudantis.
Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS
Formação docente e políticas intersecretariais
Além das atividades com o público e estudantes, a SME promove formação para 1.100 professores com o curso “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Virando a chave a partir da educação”. A iniciativa visa reforçar o papel da educação como ferramenta de enfrentamento às mudanças climáticas e como base para a construção de políticas públicas intersetoriais.
O curso também destaca o papel de São Paulo como agente estratégico na promoção da sustentabilidade e nas articulações rumo à COP30, conectando a prática pedagógica local com os desafios globais.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Circuito SPCine participa da Viradinha com sessões gratuitas nos CEUs para toda a família
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Estudantes do MOVA participam de atendimento oftalmológico no CEU Jambeiro
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEI 13 de maio aposta em projeto “Os Territórios” para promover interação entre as crianças de diferentes idades
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Projetos esportivos fortalecem habilidades e fomentam a inclusão nas unidades da DRE Guaianases
Secretaria Municipal de Educação
Curso online de Ética no Serviço Público está disponível para servidores da SME
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Mário Marques promove Piquenique Literário para incentivar a imaginação e o gosto pela leitura desde a infância
Relacionadas

Circuito SPCine participa da Viradinha com sessões gratuitas nos CEUs para toda a família
Publicado em: 03/10/2025 4h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes do MOVA participam de atendimento oftalmológico no CEU Jambeiro
Publicado em: 03/10/2025 11h24 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

CEI 13 de maio aposta em projeto “Os Territórios” para promover interação entre as crianças de diferentes idades
Publicado em: 03/10/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Projetos esportivos fortalecem habilidades e fomentam a inclusão nas unidades da DRE Guaianases
Publicado em: 02/10/2025 3h41 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Curso online de Ética no Serviço Público está disponível para servidores da SME
Publicado em: 02/10/2025 12h34 - em Secretaria Municipal de Educação