Notícias

Secretaria Municipal de Educação organiza ações para o junho migrante em escolas

“Leituraço: Junho Migrante” e “Caderno de orientações Junho Migrante” estão disponíveis de forma digital para as escolas municipais

Publicado em: 13/06/2025 17h05 | Atualizado em: 18/06/2025
Professor lê livro para estudantes em escada de escola

Leituraço junho Migrante na EMEF Eduardo Prado — Foto: Pridea/Thiago Dionisio

A Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo conta com cerca de 12 mil estudantes migrantes de mais de 100 nacionalidades. Para valorizar a diversidade cultural e promover a inclusão, a Secretaria Municipal de Educação (SME) elaborou propostas e materiais pedagógicos para as escolas trabalharem a temática durante o mês de junho. 

A Rede Municipal atende estudantes migrantes de mais de 100 nacionalidades, com maior presença de bolivianos, venezuelanos e angolanos, além de afegãos, haitianos, paraguaios, peruanos, argentinos, colombianos, nigerianos e cubanos. Os cadernos “Leituraço: Junho Migrante” e “Caderno de orientações Junho Migrante” estão disponíveis de forma digital e reforçam a importância de integrar os saberes e experiências dessas nacionalidades. 

As iniciativas seguem as propostas do Currículo da Cidade com o documento “Povos Migrantes: orientações pedagógicas”. O título apresenta diversas reflexões sobre os fluxos migratórios contemporâneos, a presença migrante na cidade de São Paulo e nas Unidades Educacionais.

“Reconhecer a origem dos estudantes e de suas famílias é essencial para construir uma educação verdadeiramente inclusiva”, destacou Fernando Sales Vitorino, Diretor da Divisão de Currículo da SME.

Caderno de orientações Junho Migrante (acesse o documento aqui)

O núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), lançou o Caderno de Orientação: Junho Migrante. O material, pensado para todas as Unidades Educacionais, oferece subsídios pedagógicos e relatos de práticas para que escolas e professores trabalhem a valorização da cultura migrante. Também etão inclusas estratégias para melhorar o acolhimento desses estudantes e suas famílias.

Leituraço: Junho Migrante (acesse o documento aqui)

O Leituraço é uma iniciativa da Sala e Espaço de Leitura da Coordenadoria Pedagógica da SME e apresenta diferentes propostas temáticas ao longo do ano. Em março, o leituraço trabalhou o Mês da Mulher e em junho o foco foi direcionado aos povos migrantes. 

O Caderno apresenta uma sugestão de atividade com base em uma ampla seleção de títulos presentes nas salas de leitura das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. As ações, apesar de organizadas pelos Professores Orientadores da Sala de Leitura (POSL), são indicadas para toda a comunidade escolar. O objetivo é ampliar ainda mais as discussões em volta da temática.

Propostas para o ano todo

As ações propostas nos cadernos estão alinhadas com os princípios de equidade, educação integral e inclusiva do Currículo da Cidade de São Paulo. O objetivo é que as discussões sobre migração não se restrinjam ao mês de junho, mas sejam trabalhadas ao longo de todo o ano letivo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um grupo de estudantes em círculo com as mãos dadas e os braços levantados no palco durante uma apresentação.

CEU Formosa realiza Mostra Cultural com foco na Consciência Negra

Publicado em: 27/11/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Design Sem Nome (8)
Mostra Cultural “Identidades” mobiliza comunidade da EMEF Cândido Portinari

Mostra Cultural “Identidades” mobiliza comunidade da EMEF Cândido Portinari

Publicado em: 27/11/2025 12h48 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia com o fundo listrado e o texto 1ª Edição do FEBRES - Festival Estudantil de Batalhas de Rimas e Slam.
Academia Estudantil De Letras Mestre Ananias

Estudantes da EMEF Celso Leite inauguram Academia Estudantil de Letras dedicada ao Mestre Ananias na Bela Vista

Publicado em: 27/11/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.604