Notícias

Secretaria Municipal de Educação moderniza criação de vagas em creche

Novo Portal permitirá cadastro de prédios para implantação de CEIs em São Paulo; meta é criar mais 35 mil vagas até o final de 2020

Publicado em: 21/11/2019 11h13 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem com um monitor de computador na página de Imoveis do novo portal da SME, com o endereço da web embaixo.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou nesta quinta-feira (21) uma nova ferramenta para a criação de vagas em creche na cidade de São Paulo. Já está disponível para acesso o portal “imóveis.sme”, onde os interessados poderão cadastrar um imóvel para atendimento em creche. A ferramenta também disponibiliza um mapa da cidade mostrando as regiões que possuem maiores demanda.

Interativo e de fácil acesso, o Portal possibilitará a SME a criação de um banco de imóveis que ajude no planejamento das ações para a expansão das vagas. Os munícipes poderão acessar os requisitos mínimos que os prédios deverão ter, sendo de alvenaria, bem ventilado, que receba iluminação natural, banheiros com possibilidade de adaptação para fraldário/vasos infantis, cozinha ampla, com espaço para refeitório e dispensa, entre outros.

Após o cadastro, a área técnica da SME analisa a demanda da região, a planta e fotos do prédio enviadas e retornam ao interessado com proposta de vistoria ou deposita esse cadastro no “banco de imóveis” (quando não tem demanda no momento). Se houver aprovação para implantação de Centro de Educação Infantil (CEI), a informação será encaminhada para Diretoria Regional de Educação (DRE) para a finalização do processo de locação. Os custos permanecerão com as mantenedoras.

O secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, comentou que a nova ferramenta dará mais agilidade nos processos de locação de imóveis. “Temos uma meta e ao final desta gestão atingiremos a marca de 85 mil vagas em creche. Decidimos criar uma nova ferramenta para que proprietários de imóveis ou imobiliárias nos deem opções para implantação de novas CEIs em São Paulo”, destacou Bruno.

Os interessados poderão acessar o Portal através do endereço: http://imoveis.sme.prefeitura.sp.gov.br/.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação possui 2,9 mil Centros de Educação Infantil espalhados por toda a cidade. Deste total, 47% são imóveis alugados e o restante são próprios municipais. Em média, são gastos R$ 9.060,60 mensalmente por prédio locado.

 

Menor Fila da História

Atualmente, a cidade de São Paulo possui a menor demanda para toda a série histórica, contabilizada desde 2007. O número de vagas oferecidas também é o maior já registrado, com 338,8 mil crianças atendidas. Nos últimos 5 anos foram criadas 112 mil vagas. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação universalizou o atendimento na pré-escola em 2017, atendendo mais de meio milhão de crianças na educação infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299