Notícias

Secretaria Municipal de Educação lança e-book para registrar a trajetória de 30 anos de Tecnologias para Aprendizagem 

Publicação narra toda a evolução desde o início do Projeto Gênesis de informática educacional

Publicado em: 14/05/2024 19h07 | Atualizado em: 14/05/2024
Fotografia mostra tablet com a capa do e-book de Tecnologias Para Aprendizagem (TPA).

Desde a chegada dos primeiros computadores nas escolas até o Programa de Robótica Criativa e muitos outros desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino (RME) foi uma longa trajetória. Para narrar e registrar essa história a Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolveu o ebook “Tecnologias para Aprendizagem: da Informática Educativa à Educação Digital”. A publicação foi lançada na última quinta-feira (09) durante live comemorativa dos 30 anos do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA). 

O e-book foi escrito por Marcia Nobue Sacay, Assessora Pedagógica do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem,  Regina Gavassa, Mestre em Educação e Informática Educativa, e Elio Molisani Ferreira, mestre em Ensino de Física e doutorando em Engenharia Elétrica. 

A publicação está dividida em quatro partes. A primeira traz o relato histórico da evolução da tecnologia na rede desde as primeiras experiências com o uso de computadores nas escolas com o Projeto Gênesis em 1989 até a construção do “Currículo da Cidade: Tecnologias para Aprendizagem” com a perspectiva de preparar os estudantes para o uso crítico, criativo e construtivo das tecnologias digitais.

A importância dos cursos e formação para transformação é abordada na segunda. Já a terceira traz propostas e relatos de práticas de Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs) para inspirar, além de orientações para os ingressantes. A quarta parte relata o novo formato e as novidades do “Seminário e Mostra de Tecnologias: ação promovendo a reflexão” realizado em 2023 com game jam, hackathon de programação, oficinas e muito mais. 

Acesse aqui a versão completa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

imagem com o braço de uma pessoa escrevendo em um caderno

Estão abertas as inscrições para Coordenador de Polo de Formação na rede UniCEU

Publicado em: 08/10/2025 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto com quatro mulhares formando um círculo. Elas estão no pátio de um escola, que tem gravuras pintadas no chão. Elas estão sorrindo para a câmera.

Programa Mães Guardiãs fortalece mulheres e transforma realidades na rede municipal

Publicado em: 07/10/2025 1h11 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

imagem com uma mulher negra segurando um caderno e um tablet
CEU Cidade Dutra está com inscrições abertas para o PIÁ com encontros de multilinguagem

CEU Cidade Dutra está com inscrições abertas para o PIÁ com encontros de multilinguagem

Publicado em: 06/10/2025 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

CEU Paraisópolis recebe programação cultural com apresentações, filmes e oficinas para todas as idades

CEU Paraisópolis recebe programação cultural com apresentações, filmes e oficinas para todas as idades

Publicado em: 06/10/2025 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.581