Secretaria Municipal de Educação homenageia Grêmios Estudantis

Implementados em 2019, Grêmios Estudantis tem papel fundamental na superação das dificuldades durante pandemia de Covid-19

Publicado em: 18/12/2020 14h51 | Atualizado em: 21/12/2020

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos CEUs – COCEU e da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais – DIGP, instituíram em 2019, o Programa Grêmios Estudantis na Rede Municipal de Educação. Esse processo teve início em um grupo de trabalho e contou com a participação de estudantes, professores, ATEs, supervisores  e deu origem ao documento orientador publicado no DECRETO nº 58.840, de 3 de julho de 2019, ratificando e valorizando o trabalho do grupo. Essa sensibilização e implementação resultou em 367 Grêmios Estudantis instituídos na rede durante aquele ano.

Estudantes sentados em semi círculo. Um deles está com o braço levantado e parece estar falando

Em 2020, apesar das grandes dificuldades enfrentadas por conta da pandemia da COVID-19, a Rede Municipal de Ensino e os Grêmios Estudantis conseguira seguir com o trabalho realizado, respeitando os protocolos de saúde, já que ampliaram suas atividades para a forma remota, promovendo diversas ações, lives e tutoriais para  ajudar professores e orientar colegas a superarem suas dificuldades com nova maneira de fazer contato.

Reconhecimento do trabalho

Na intenção de reconhecer a evolução desse trabalho, a Secretaria Municipal de Educação criou a homenagem “Grêmio Estudantil em Destaque” que tem como objetivo trazer visibilidade para os Grêmios que se destacaram e inovaram no ano de 2019, não deixando de valorizar a todos os trabalhos potentes e importantes desenvolvidos em toda a rede.

Importante ressaltar que os Grêmios Estudantis foram implementados na Rede Municipal em 2019. Nesse período, foram construídas diversas ações relevantes tendo em vista uma sociedade mais justa e sustentável e graças a essas ações, pudemos contar com a força destes Grêmios no ano de 2020 para superar as dificuldades advindas da pandemia.

Grêmios homenageados

Veja abaixo os Grêmios Estudantis selecionados para serem homenageados, os quais foram anunciados durante a programação do 1º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis:

• Grêmio Estudantil Co-Criando a Escola, da unidade educacional, EMEF Profª Áurea Ribeiro Xavier Lopes – DRE Ipiranga

Projeto: “Se você pudesse criar a escola que sempre sonhou, como ela seria?”

• Grêmio Estudantil Voz da EJA, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA SAPOPEMBA – DRE – São Mateus

Projeto: “Cidadania, Comunicação e Solidariedade”

• Grêmio Estudantil da EMEF Armando Arruda Pereira, da Unidade Educacional EMEF Armando Arruda Pereira – DRE – Santo Amaro

Projeto: “Customização do Uniforme”

• Grêmio Estudantil Xeque-Mate na Desigualdade, da EMEF Raul Pilla – DRE – São Miguel Paulista

Projeto: Grêmio na Escola “Apropriação dos Valores Democráticos”

• Grêmio Estudantil “16 de Fevereiro”, do CEU EMEF Maria Aparecida de Souza Campos – DRE – Itaquera

Projeto: “O protagonismo Juvenil na Promoção dos Direitos Humanos na Escola”.

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar