Notícias

Prefeitura inaugura mais uma bebeteca: saiba onde ficam as unidades da sua região

Equipamento é destinado ao desenvolvimento de bebês e crianças de até 3 anos e atende toda a comunidade

Publicado em: 29/10/2024 16h05 | Atualizado em: 16/08/2024
Fotografia mostra espaço de bebeteca, com brinquedos de madeira e bebês no chão explorando o espaço. Há mulheres adultas sentadas no chão auxiliando os bebês.

A Zona Norte conta agora com mais uma bebeteca, equipamento criado especialmente para bebês e crianças de até 3 anos e destinado a estimular o desenvolvimento na primeira infância. Essa é a quinta bebeteca inaugurada na região e a 12ª na cidade. Para consultar a unidade mais próxima da sua casa, basta acessar o site https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/.

As bebetecas funcionam todos os dias – de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, – e aos sábados e domingos, das 8h às 17h. Os espaços estão abertos à população em geral, não somente aos alunos dos CEUs.

O equipamento é um lugar de experiências, interações e fortalecimento de vínculos para crianças acompanhadas por seus adultos de referência e pelo profissional mediador. O ambiente, com mobiliários seguros, foi pensado para proporcionar a liberdade de movimento corporal de bebês e crianças, em seus diferentes estágios de desenvolvimento motor, cognitivo, linguagem e socioemocional, respeitando ritmos e tempos individuais.

Em todo o município, 12 CEUs já contam com bebetecas em funcionamento. São eles: Parque Novo Mundo, Tremembé, Taipas, Pinheirinho, Arthur Alvim, Carrão/Tatuapé, Vila Alpina/Vila Prudente, São Miguel, São Pedro/José Bonifácio, Parque do Carmo, Freguesia do Ó e Barro Branco/Cidade Tiradentes. A gestão municipal pretende implantar as Bebetecas em todos os CEUs, de forma gradual.

“É um espaço pensado tecnicamente, pedagogicamente para apoiar o desenvolvimento de bebês e crianças”, explica o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

Ele ressalta que todo o mobiliário é feito na altura dos pequenos. “Os brinquedos, materiais que eles possam explorar, livros que eles possam olhar, ver as figuras, as letras, brincar com outras crianças. Todos sabemos a importância das aprendizagens na primeira infância. Nessa idade é quando a plasticidade do cérebro das crianças permite que aprendam mais e com mais facilidade, portanto ter mais um espaço em que elas possam fazer isso e ainda acompanhadas de seus responsáveis é mais um avanço nas políticas da Prefeitura de São Paulo para os pequenos.”

Nova unidade

A nova bebeteca está instalada no Centro Educacional Unificado (CEU) Tremembé, na Zona Norte, e como todas as unidades desse tipo pode ser acessada gratuitamente pela população.

A professora Maria Isabel Garcia, de 42 anos, explica que a bebeteca é muito importante para a evolução dos bebês. “É um espaço seguro, acolhedor e colorido, aberto a toda a comunidade. Além disso, as crianças desenvolvem habilidades porque têm a oportunidade de aprender com materiais diferentes, livros, fantasias e brinquedos diversos.

A analista de Recursos Humanos Larissa Santana Oller da Silva, 28 anos, mãe da Malu, de 11 meses, frequenta as bebetecas da Prefeitura desde que a filha tinha 3 meses. “Ia na da Vila Alpina, mas agora vou usar essa aqui. O equipamento não foi apenas importante para minha filha, mas para mim também. É um lugar que eu amo de paixão, o puerpério é superdifícil, você se sente muito sozinho, e a bebeteca foi um lugar de cura. Fora que tem conforto, segurança e muito material diferente para as crianças explorarem, muito bem pensado para os bebês”.

A primeira bebeteca inaugurada na cidade foi a do CEU Barro Branco/Cidade Tiradentes, na Zona Leste, em setembro do ano passado, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a produtora Descobrir Brincando e o Núcleo da Política Municipal Integrada da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM).

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.492