Notícias

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança novo Portal

Visual e conteúdo estão mais amigáveis, com acessibilidade digital e nova ferramenta de busca e consulta de dados das Escolas

Publicado em: 25/10/2019 12h15 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem com a Home do novo portal da SME e ao lado os dizeres Novo Portal SME

 

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) lança seu novo portal. Totalmente remodelado e dividido em três grandes grupos de usuários ( Estudantes/Famílias, Educadores e Comunidade) os usuários poderão encontrar mais facilmente os conteúdos de interesse para cada público, que passam a ser apresentados em visual e linguagem mais simples.

Todo o Portal, desde sua arquitetura, foi construído atendendo os requisitos de acessibilidade web, que permitem, por exemplo, que ele seja lido pelos softwares leitores de tela utilizados por pessoas cegas. Foi implantada também a ferramenta Hand Talk, que traduz automaticamente todos os textos do Portal para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A construção do portal começou em uma oficina em que participaram vários professores, estagiários, auxiliares administrativos, auxiliares técnicos, estagiários das Diretorias Regionais de Ensino e possíveis usuários. Com essa diversidade de formações, o principal ponto de atenção dos grupos foi organizar o conteúdo conforme as necessidades dos três públicos que mais o acessam: estudantes e famílias, os educadores e a comunidade em geral (na qual se incluem, por exemplo, frequentadores dos espaços, pesquisadores e jornalistas).

Entre as inovações que vieram com a nova ferramenta, que foi construída por meio de metodologias ágeis, está a revisão dos fluxos para atualização e inclusão de novos conteúdos institucionais. Agora, cada Coordenadoria poderá alimentar diretamente no Portal as informações pelas quais são responsáveis e a equipe da Assessoria de Comunicação (ASCOM) apoia na revisão desses conteúdos e consegue se dedicar ainda mais à produção e divulgação das notícias, dando maior destaque às boas práticas da Rede Municipal de Ensino.

Outra novidade é a função de newsletter. Qualquer interessado em receber com regularidade notícias e informações da Secretaria Municipal de Educação pode se cadastrar para usufruir do serviço.

Escola Aberta

Outra novidade que o novo Site trará aos usuários é a ferramenta Escola Aberta. Uma plataforma que possibilita localizar as escolas municipais de São Paulo mais próximas de um dado endereço ou fazer busca pelo nome da escola, distrito, Subprefeitura ou DRE. Para cada escola, é possível também consultar as principais estatísticas, por exemplo, as séries, períodos, quantidade de turmas e de estudantes, vagas oferecidas e atendidas, quantos e quais profissionais trabalham lá, que ambientes a unidade possui e como está a avaliação dela no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEP). O usuário pode, também, acessar os dados gerais, agregados, de toda a Rede Municipal de Ensino, com opção de recorte por cada Diretoria Regional de Educação, distrito, Subprefeitura ou tipo de escola.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.212