Secretaria Municipal de Educação abre edital para compra de livros literários

Obras escolhidas comporão os acervos das unidades e farão parte do Projeto Minha Biblioteca; editoras já podem cadastrar as obras, a entrega inicia nessa sexta (10)

Publicado em: 09/11/2023 12h41 | Atualizado em: 09/11/2023

Fotografia de uma garota fazendo leitura de um livro em uma sala de leituraA Secretaria Municipal de Educação de São Paulo está com inscrições abertas para o processo de avaliação de obras literárias que farão parte do projeto Minha Biblioteca e Acervos das escolas municipais. Por ano serão abertos quatro Ciclos de Análise para qualificação das obras, o primeiro inicia nesta sexta (10) e segue até dia 14/11.

O Minha Biblioteca visa promover e ampliar a prática leitora dos estudantes por meio do contato com os livros, além de estimular a inserção e a participação das famílias no processo de formação desses estudantes como leitores. As obras destinadas para as escolas comporão o acervo das novas Unidades Educacionais e complementarão os acervos iniciais já existentes.

Para a editora participar da seleção de escolha de livros, deve ler atentamente o Edital nº 03, de 08 de novembro de 2023

A entrega dos exemplares para o primeiro ciclo de análise deverá ser feita presencialmente nos dias 10/11, 13/11 e 14/11 – das 10h às 16h, na Rua Estado de Israel, 200, Vila Clementino, SP. Os interessados deverão, obrigatoriamente, cadastrar os títulos enviados para análise em formulário on-line.

Não serão analisadas obras com menos de 3 exemplares físicos. O quantitativo de títulos permitido por editora em cada ciclo deve seguir o descrito abaixo:

Até 3 títulos em cada uma das categorias:

Categoria 1: Obras de literatura voltadas a bebês e crianças de até 3 anos;

Categoria 2: Obras de literatura voltadas a crianças de 4 a 5 anos;

Categoria 3: Obras de literatura voltadas a crianças de 6 a 8 anos.

Até 2 títulos, em uma mesma categoria ou distribuídos entre as categorias a seguir:

Categoria 4: Obras de literatura voltadas a crianças de 9 a 11 anos;

Categoria 5: Obras de literatura voltadas a crianças e adolescentes de 12 a 14 anos;

Categoria 6: Obras literárias voltadas para adolescentes de 15 a 17 anos;

Categoria 7: Obras literárias voltadas para a Educação de Jovens e Adultos.

Até 2 títulos, na categoria a seguir:

Categoria 8: Obras literárias voltadas aos aprendizes de línguas estrangeiras (inglês, espanhol, italiano, francês, japonês, alemão, mandarim e coreano) de 9 a 14 anos.

Até 2 títulos, na categoria a seguir:

Categoria 9: Obras de literatura contemporânea voltadas aos docentes e profissionais da Educação.

As avaliações das obras físicas serão conduzidas por Ciclos de análise, com periodicidade trimestral e de maneira ininterrupta, por uma comissão Especial, composta por servidores da SME, das Diretorias Regionais de Educação, Coordenadores Pedagógicos, Professores da Educação Infantil, Professores Orientadores de Sala de Leitura e representantes da Comissão do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e da Biblioteca, a ser constituída em ato específico.

A Secretaria Municipal de Educação publicará a relação de obras aprovadas de cada Ciclo de Análise no Diário Oficial da Cidade de São Paulo e no sítio eletrônico da Secretaria Municipal de Educação. Constar na relação das obras selecionadas não obriga sua aquisição, podendo essa ser suspensa a qualquer momento pela SME até a data da assinatura do contrato.

As datas dos próximos Ciclos de Análise serão divulgadas oportunamente.

Dúvidas serão respondidas exclusivamente por meio do e-mail: sael@sme.prefeitura.sp.gov.br