Notícias

Sarau Poético e Musical na EMEF Nelson Pimentel Queiroz

Atividade desenvolvida com base no tema “Respeitar é Preciso”

Publicado em: 07/12/2017 18h26 | Atualizado em: 30/11/2020

sarau_respeitar_740_x_430.jpg

Na quinta, 23 de novembro, foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nelson Pimentel Queiroz, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, o Sarau Poético e Musical com o tema “Respeitar é Preciso”.

O Sarau nasceu após a tabulação dos dados do livro de ocorrências da escola, onde temas como desrespeito, violência, bullying, cyberbullying, diversidade, entre outros, eram frequentes no cotidiano escolar. Ao participar do Grupo de Trabalho de Mediação de Conflito no Âmbito Escolar promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, a comissão de mediação de conflitos da unidade passou a pensar em estratégias para a promoção da cultura de paz e formas para abordar essas temáticas com os estudantes. Foram criadas estratégias como dinâmicas, rodas de conversa, teatro, busca de parcerias, entre outros.

No mês de outubro, o Professor Pedro Luis Braga Silva foi homenageado com o Prêmio Marco da Paz, na Câmara Municipal, em parceria com a Professora Marina Rito Brenha Nunes, pelas práticas que integram esses temas ao currículo escolar.

No mês de novembro, mês da Consciência Negra, a equipe da Unidade Educacional pensou em como ampliar o debate sobre Respeito. O Professor da Sala de Leitura, Sverry Camargo, construiu em parceria com os alunos o Sarau Respeitar é Preciso, com músicas, poesias e parcerias que mobilizaram toda a escola para a temática.

O Sarau envolveu alunos e professores do 2º ao 9ºano e envolveu o trabalho com poesias de autores como Fernando Anitelli, Zíbia Gasparetto, Pitaro, Claudia Ferreira de Souza e músicas de Ivete Sangalo, Ana Vilela, Titãs, Raul Seixas, Professor José Fábio Alves e frases de impacto de Louis Pasteur, Abraham Lincoln, entre outros.

A semana foi encerrada com uma palestra realizada em Parceria com a ONG Poder Jovem sobre Prevenção a Doenças e HIV.

Projeto Respeitar é Preciso – a ação intersecretarial da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em conjunto com o Instituto Vladimir Herzog, tem como um de seus princípios a participação dos educadores na elaboração dos materiais pedagógicos que subsidiam as ações nas escolas, de modo que reflitam e atendam às características da rede municipal de ensino., abordando temas como Democracia na Escola, Igualdade e Discriminação, Respeito e Humilhação e Sujeito de Direito.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259