Notícias

Sarau da Pessoa na Biblioteca do CEU Cidade Dutra tem contação de histórias reais

Primeira edição do evento girou em torno do tema “Mulheres”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Publicado em: 03/04/2017 18h34 | Atualizado em: 30/11/2020
Sarau da Pessoa_740x430.jpg

A Biblioteca Rubem Braga, do Centro Educacional Unificado (CEU) Cidade Dutra, promoveu no dia 25 de março, sábado, o Sarau da Pessoa. O evento, realizado pela primeira vez na unidade, tem como objetivo unir poesia, literatura e música com depoimentos e histórias reais das pessoas presentes que quiserem compartilhar alguma experiência de vida com as demais.

Este primeiro Sarau da Pessoa na Biblioteca do CEU Cidade Dutra girou em torno do tema “Mulheres”, que foi escolhido por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 deste mês. Ao todo, cerca de 65 pessoas prestigiaram a iniciativa. Além do público das comunidades próximas ao CEU, também estavam presentes alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), oferecido nos polos da UniCEU.

A Contação de Histórias Reais foi a principal atividade realizada no Sarau da Pessoa. Ela, inclusive, foi o motivo que levou à criação do evento, cujo objetivo é justamente compartilhar depoimentos e histórias de vida dos participantes. “No sarau, essas experiências de vida são contadas por atrizes e contadoras de histórias. Assim, podemos fazer algo educativo, motivacional e proporcionar uma tarde gostosa com ótimas experiências”, explica Thais Fernandes, Bibliotecária e Coordenadora de Projetos na Biblioteca do CEU.

Ela também explica que a inspiração veio do Museu da Pessoa, instituição virtual criada para valorizar a diversidade cultural e a história de cada pessoa como patrimônio da humanidade. Segundo ela, a proposta foi bem aceita e agradou os participantes. Para os alunos de Pedagogia da UniCEU Cidade Dutra, inclusive, o projeto se estendeu para dentro da sala de aula. As professoras explicaram para eles o que é um sarau e contação de histórias.

O Sarau da Pessoa também teve recitação de poesias, musicas de cantoras marcantes da cultura brasileira, uma sessão de musicoterapia feita pelo Coletivo MT e um mural de metas no qual os presentes eram orientados a escreverem seus objetivos de vida. No final, houve um sorteio de sacolas com um livro, marcadores de páginas, copos e chás para os participantes.

De acordo com Thaís, a ideia é que este evento aconteça a cada três meses e aumentar a frequência conforme ele for crescendo. “Estamos conquistando a comunidade com esses eventos, principalmente as mães que acompanham os filhos para as aulas e prática de esportes aqui no CEU”, comemora.

Confira a galeria de imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300