Notícias

São Paulo lança novo pacote de avaliação para a rede municipal

Mais de 322 mil alunos de Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais começam a fazer provas esta semana

Publicado em: 28/06/2017 12h16 | Atualizado em: 30/11/2020

logo_sme_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação põe em prática, a partir desta semana, um novo sistema de avaliação da rede municipal de ensino. Com o objetivo de acompanhar de forma permanente o ensino e corrigir rumos pedagógicos, o pacote de avaliações conta com provas semestrais, simulados e com a volta da Prova São Paulo, instrumento fundamental para traçar metas e verificar resultados e que não era aplicado nas escolas desde 2013.

Nesta quarta-feira (28) começa a ser aplicada nas escolas municipais a Prova Semestral. Voltada para os 322,8 mil alunos do 3º ao 9º ano, a nova avaliação abrange todas as disciplinas do currículo e permite repensar o planejamento pedagógico das escolas ao longo do ano letivo. A prova segue até sexta-feira nas unidades de Ensino Fundamental da rede e será repetida no fim do próximo semestre. Também estará disponível em Libras e Braile nas EMEBs, Escolas Polo e EMEF com alunos surdos.

Instrumento de avaliação externa da rede como um todo, que permite acompanhar a evolução do ensino ano a ano, a Prova São Paulo será aplicada entre os dias 18 a 20 de outubro para as turmas do 3º ao 9º ano, nas disciplinas de matemática, língua portuguesa e ciências da natureza. Também serão aplicados questionários para pais e educadores a fim de contextualizar a escola em outros fatores, como sociais e econômicos. Este ano, pela primeira vez também será realizada a Provinha São Paulo, para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental com foco na alfabetização.

“O novo sistema de avaliações foi pensado para permitir o acompanhamento permanente das ações pedagógicas, tanto possibilitando que cada escola faça mudanças durante o processo do ano letivo, como também para aprimorar as políticas públicas educacionais mais amplas, ano a ano”, diz o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

O pacote de provas que serão aplicadas a partir desta semana inclui ainda a Prova EJA, para 22 mil jovens e adultos, e o Simulado Enem, para os cerca de mil alunos do Ensino Médio das Escolas Municipal.

Com as mesmas características da Prova Semestral, a Prova EJA avaliação é voltada para jovens e adultos. Toda digital, a avaliação que começa a ser aplicada esta semana e segue até semana que vem tem questões de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e humanas.

Pela primeira vez, os alunos de Ensino Médio da rede municipal de terão a oportunidade de fazer um simulado do Enem. Além de uma avaliação em processo, a prova aplicada até sexta-feira oferece aos estudantes a nota de escala do Enem. O simulado será feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas RJ, por meio de uma cooperação técnica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212