São Paulo lança novo pacote de avaliação para a rede municipal

Mais de 322 mil alunos de Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais começam a fazer provas esta semana

Publicado em: 28/06/2017 12h16 | Atualizado em: 30/11/2020

logo_sme_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação põe em prática, a partir desta semana, um novo sistema de avaliação da rede municipal de ensino. Com o objetivo de acompanhar de forma permanente o ensino e corrigir rumos pedagógicos, o pacote de avaliações conta com provas semestrais, simulados e com a volta da Prova São Paulo, instrumento fundamental para traçar metas e verificar resultados e que não era aplicado nas escolas desde 2013.

Nesta quarta-feira (28) começa a ser aplicada nas escolas municipais a Prova Semestral. Voltada para os 322,8 mil alunos do 3º ao 9º ano, a nova avaliação abrange todas as disciplinas do currículo e permite repensar o planejamento pedagógico das escolas ao longo do ano letivo. A prova segue até sexta-feira nas unidades de Ensino Fundamental da rede e será repetida no fim do próximo semestre. Também estará disponível em Libras e Braile nas EMEBs, Escolas Polo e EMEF com alunos surdos.

Instrumento de avaliação externa da rede como um todo, que permite acompanhar a evolução do ensino ano a ano, a Prova São Paulo será aplicada entre os dias 18 a 20 de outubro para as turmas do 3º ao 9º ano, nas disciplinas de matemática, língua portuguesa e ciências da natureza. Também serão aplicados questionários para pais e educadores a fim de contextualizar a escola em outros fatores, como sociais e econômicos. Este ano, pela primeira vez também será realizada a Provinha São Paulo, para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental com foco na alfabetização.

“O novo sistema de avaliações foi pensado para permitir o acompanhamento permanente das ações pedagógicas, tanto possibilitando que cada escola faça mudanças durante o processo do ano letivo, como também para aprimorar as políticas públicas educacionais mais amplas, ano a ano”, diz o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

O pacote de provas que serão aplicadas a partir desta semana inclui ainda a Prova EJA, para 22 mil jovens e adultos, e o Simulado Enem, para os cerca de mil alunos do Ensino Médio das Escolas Municipal.

Com as mesmas características da Prova Semestral, a Prova EJA avaliação é voltada para jovens e adultos. Toda digital, a avaliação que começa a ser aplicada esta semana e segue até semana que vem tem questões de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e humanas.

Pela primeira vez, os alunos de Ensino Médio da rede municipal de terão a oportunidade de fazer um simulado do Enem. Além de uma avaliação em processo, a prova aplicada até sexta-feira oferece aos estudantes a nota de escala do Enem. O simulado será feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas RJ, por meio de uma cooperação técnica.