Notícias

São Paulo Integral já começou!

Em 2016, serão 421 Unidades Educacionais atendendo educandos em Educação Integral em tempo integral

Publicado em: 01/03/2016 16h29 | Atualizado em: 04/05/2021

sp_integral_740_x_430.jpg

Educadores/as

O Programa São Paulo Integral chega trazendo para a cidade mais uma possibilidade de avanço e melhoria da qualidade social da educação.

Expandindo a exitosa experiência da Rede Municipal de Ensino com as atividades complementares desenvolvidas nos Programas “Mais Educação Federal” e “Mais Educação São Paulo”, a adesão ao programa São Paulo Integral possibilitará que as experiências, saberes e práticas de educadores e educandos nas Unidades Educacionais e em seus territórios façam parte da jornada diária das turmas no programa, rompendo com a lógica do turno e contra turno, expandindo e qualificando os currículos das escolas da rede e priorizando os educandos no ciclo de alfabetização.

Considerando todas as ações de expansão curricular na rede para o ano de 2016, somam-se 421 Unidades Educacionais atendendo educandos em Educação Integral em tempo integral. Em 384 EMEFs (escolas municipais de ensino fundamental) sendo 365 com adesão ao Programa Mais Educação MEC. Das 71 que aderiram ao Programa São Paulo Integral, 53 aderiram aos dois programas e 18 aderiram exclusivamente ao Programa São Paulo Integral. Destas, 10 EMEFs terão turmas em turno de 8 horas, sendo duas unidades com todas as turmas em educação integral. E, ainda, 37 EMEIs (escolas municipais de educação infantil) atendendo em turno de 8 horas.

A construção do Programa São Paulo Integral, realizada com os segmentos da Rede Municipal da Educação das treze Diretorias Regionais, teve ampla participação da população da cidade contando com mais de 50.000 (cinquenta mil) participações, entre visualizações, contribuições e comentários nos diferentes canais de comunicação, tanto da Secretaria Municipal de Educação quanto da São Paulo Aberta, gerando alterações substanciais na minuta do documento que gerou a Portaria SME nº 7.464/15. Umas das alterações foi o acréscimo do repasse de R$ 10.000,00 (dez mil reais) às Associações de Pais e Mestres, necessário para a implementação do programa, além do aumento do quadro de professores e funcionários concursados e possibilidades dos professores comporem suas jornadas de trabalho de maneira mais flexível, considerando as potencialidades dos trabalhos já desenvolvidos por estes em outros tempos e outros espaços da escola.

É honrando o processo de adesão como a melhor forma de implementação de políticas públicas educacionais e valorizando o Conselho de Escola como instância democrática máxima das Comunidades Escolares que a Secretaria da Educação recebe essas adesões com imensa satisfação. Foram duas audiências que reuniram mais de 1.100 (um mil e cem) profissionais da educação, dezenas de debates nos âmbitos das Diretorias Regionais e dos Conselhos de Escola envolvendo diversos segmentos que compõem essa complexa rede que contribuíram com a redação final da portaria.

Também é com imensa satisfação que felicitamos a adesão, com a coragem e a ousadia das Unidades envolvidas na proposta. No entanto e acima de tudo, reiteramos o compromisso da Secretaria da Educação pela implementação, acompanhamento e avaliação das escolas que aderiram ao Programa São Paulo integral e a todas as outras que desenvolvem ações que visam a integralidade dos sujeitos educandos. O diálogo com essas Unidades será permanente desde o começo de 2016 e assim prosseguirá por todo o ano.

Desejamos a todas e todos um ano repleto de alegrias e de força. Continuemos o bom combate que é a luta pela qualidade social da educação.

Fraternalmente,

Equipe São Paulo Integral

Leia também

Portaria Nº 7.464, de 03 de dezembro de 2015, que institui o programa “São Paulo Integral”

Documento orientador do Programa “São Paulo Integral”

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211