Notícias

São Paulo entrega nesta quarta (27) Prêmio de Educação em Direitos Humanos

Seis iniciativas da Rede Municipal de Ensino serão reconhecidas em evento no Sesc 24 de Maio, que também conta com transmissão virtual nas redes sociais; edição considerou apenas ações realizadas no contexto da pandemia

Publicado em: 26/10/2021 18h18 | Atualizado em: 26/10/2021
Imagem em fundo azul com o texto "8° edição do Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos"

A chegada da pandemia trouxe inúmeros desafios para a sociedade, e para a educação não foi diferente. Apesar dos desafios impostos pelas aulas à distância e o longo período no qual as escolas permaneceram fechadas, as instituições e professores seguiram fortes em seu propósito de transformar a vida dos alunos por meio do ensino. É isso que mostram as seis iniciativas vencedoras do 8º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, que serão premiadas nesta quarta-feira (27), às 18h30, em cerimônia híbrida que acontece para convidados no Sesc 24 de Maio, com transmissão virtual nas redes sociais das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME).

“Quando ensinados desde a infância ou adolescências, os princípios de direitos humanos se tornam parte do conhecimento de cada aluno e aluna, que podem utilizar esses aprendizados na construção de uma sociedade cada vez mais justa, igualitária e diversa”, diz Claudia Carletto, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. “Por isso, um prêmio como este de educação em direitos humanos só cresce em importância, e é com muita felicidade que retomamos esta iniciativa em 2021”, afirma.

Nesta edição, foram consideradas apenas as ações realizadas no contexto da pandemia. As iniciativas vencedoras encontraram novas formas de engajar os alunos nos temas de direitos humanos, como encontros virtuais, lives, podcasts, vídeos e construção de novos materiais. Ao logo dos anos foram premiadas iniciativas dos mais diversos temas, como diversidade sexual e de gênero, racismo, bullying, prevenção ao suicídio, feminismo, entre outros.

O objetivo do Prêmio é incentivar, promover e colaborar para o fortalecimento da educação em direitos humanos na Rede Municipal de Ensino, valorizando e divulgando projetos que tratem deste tema nas escolas. Instituído em 2013, não sendo realizado apenas em 2020 por consequência da pandemia, já foram reconhecidas 104 iniciativas e recebidas 722 inscrições ao longo de todas as edições, com participação de escolas de todas as Diretorias Regionais de Ensino, que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Para o Secretário Municipal da Educação Fernando Padula, a premiação é um reflexo do excelente trabalho que as unidades já realizam com os estudantes. “Reconhecer essas iniciativas é fundamental para incentivar e inspirar novas ideias. É na escola que fomentamos ainda mais esse sentimento de respeito e coletividade”, disse.

Nas edições anteriores, a premiação acontecia em quatro categorias de participação, com primeiro, segundo, terceiro lugar e menção honrosa, sendo elas unidades escolares, professores(as), estudantes e grêmios. Devido as consequências da pandemia para a educação e o longo período de paralização, a oitava edição realiza a premiação em formato diferente, com seis iniciativas premiadas, sem divisão por categoria ou hierarquia de colocação. Todas as ações reconhecidas irão receber um valor de R$ 8.000,00 como prêmio.

Essas ações contribuem para importantes discussões acerca dos direitos humanos na Rede Municipal de Ensino, reforçando a potência da educação como um dos mais importantes meios de transformação social. O Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos é um projeto do Departamento de Educação em Direitos Humanos, da SMDHC, em conjunto com a SME.

Livro comemorativo
Em 2020, devido ao contexto de pandemia, não foi possível a realização do Prêmio. Assim, não só como alternativa ao cenário atual, mas também como uma forma de marcar essa política de educação em direitos humanos, foi organizada uma publicação comemorativa, que marcasse a importância do Prêmio e valorizasse os projetos premiados.

O livro, publicado em 2021, foi construído junto aos alunos, gremistas, professores, diretores e coordenadores, que escreveram sobre seus projetos e o impacto na comunidade escolar com relação ao Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos. Acesse a publicação aqui .

SERVIÇO
Cerimônia de Premiação do 8º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Quando: quarta-feira, 27 de outubro, às 18h30
Transmissão: Facebook da Secretaria Municipal de Educação e no YouTube da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Vencedores
Projeto: Grêmio Malala – a educação como prioridade
Instituição: EMEF Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz

Projeto: Rádio de BITITA
Instituição: EMEF Infante Dom Henrique

Projeto: JANELAS ABERTAS – Chega pra cá, a live é sua!
Instituição: EMEF Desembargador Arthur Whitaker

Projeto: Cadernos Étnicos
Instituição: CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo

Projeto: Direitos Humanos em 7 Minutos
Instituição: Biblioteca Barbosa Lima Sobrinho – CEU Parque São Carlos

Projeto: O processo de desfralde ativo em casa
Instituição: CEI Jardim Monjolo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212