Notícias

São Paulo é destaque em Mostra Nacional do MEC sobre Educação Integral

O programa Imprensa Jovem foi exemplo de prática bem sucedida do país

Publicado em: 17/10/2025 12h37 | Atualizado em: 20/10/2025
Mostra Nacional Do Mec

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) foi um dos destaques na Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral do MEC, realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, nos dias 1 e 2 de outubro. No evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), para fomentar a troca de práticas bem-sucedidas de todo o país, a SME apresentou como o Programa Imprensa Jovem tem mobilizado estudantes da rede municipal em ações de conscientização e enfrentamento à emergência climática, fortalecendo a política de educação em tempo integral.

O evento de dois dias reuniu gestores, educadores e especialistas de diversas redes de ensino do Brasil em um ambiente de intensa troca de conhecimentos. O primeiro dia foi marcado por debates conceituais, iniciando com uma conferência de abertura da professora Nilma Lino Gomes (FaE/UFMG), que abordou os temas centrais da educação integral. 

A programação da tarde ocorreu no espaço Bosque da Música, onde foram montadas tendas temáticas para as “Conversas Inspiradoras”. Nesse formato dinâmico, os participantes puderam circular e conhecer projetos organizados em eixos como “Arte e Cultura”, “Educação na Cidade” e “Relações Étnico-Raciais”, promovendo um rico diálogo sobre a diversidade de soluções educacionais no país. O dia foi encerrado com um sarau, celebrando a cultura popular brasileira.

O segundo dia deu continuidade às apresentações, mantendo o clima de colaboração e culminando na apresentação da experiência paulistana. O evento foi finalizado com um cortejo e uma celebração festiva, consolidando a Mostra como um espaço potente para o fortalecimento das políticas de educação integral em âmbito nacional.

A participação de São Paulo, selecionada por edital, reforça o compromisso da cidade como signatária da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). A experiência apresentada dialoga diretamente com o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), ao capacitar jovens para serem comunicadores da justiça climática; o ODS 4 (Educação de Qualidade), por meio de práticas pedagógicas inovadoras; e o ODS 10 (Redução das Desigualdades), ao garantir o direito de comunicação a estudantes de territórios vulneráveis para denunciarem desigualdades socioambientais.

A Experiência de São Paulo: Imprensa Jovem como Ferramenta de Transformação

Representando a Secretaria Municipal de Educação estavam os servidores Clayton Ferreira dos Santos Scarcella (Educomunicação) e Natália Arantes Martins de Souza (Educação Integral), ambos da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU), juntamente com Maria Sílvia Bacila, Secretária Executiva Pedagógica da SME.

A apresentação paulistana, realizada na Tenda Buriti dentro do eixo “Currículo”, detalhou o Programa Imprensa Jovem, uma política pública de Educomunicação consolidada há 20 anos na rede. O Programa Imprensa Jovem, oferecido a cerca de 4 mil estudantes em mais de 200 escolas de tempo integral da RME, promove o protagonismo juvenil por meio da criação de agências de notícias escolares. Sua metodologia, pautada em premissas de Paulo Freire, estimula o pensamento crítico, a produção de conteúdo multimídia e o exercício do direito à comunicação.

Projetos que Inspiram: da Curiosidade Infantil à Ação Comunitária

O foco da apresentação foi a articulação do programa com a Agenda 2030, especialmente após professores e estudantes sentirem na pele os efeitos do calor extremo e decidirem abordar o ODS 13. Para ilustrar o impacto dessa abordagem, foram compartilhados três casos práticos e inspiradores:

CEI Sementinha da Esperança: Crianças da Educação Infantil, movidas pela curiosidade sobre as enchentes no Sul do país, criaram um podcast para explicar, com linguagem lúdica, conceitos como aquecimento global e justiça ambiental, mostrando o poder da educomunicação desde a primeira infância.

CEU EMEF Paraisópolis: Após uma estudante questionar uma reportagem sobre a diferença de 9°C entre seu bairro e o vizinho Morumbi, os estudantes investigaram e confirmaram o fenômeno, denunciando o racismo ambiental e promovendo debates sobre as desigualdades socioespaciais em seu território.

EMEFM Rubens Paiva: Através da “Editoria do Clima”, estudantes de uma região impactada por enchentes produzem mídias educomunicativas (inclusive em Libras) e lideram ações como a criação de uma horta urbana e o diálogo com autoridades locais, conectando a ação local ao engajamento global.

A experiência de São Paulo foi muito bem recebida, gerando interesse de outros municípios e reafirmando o papel da cidade como referência em políticas educacionais que integram currículo, território e os desafios deste século.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cren Ii 1

CEI Cent Recup Educ Nutricional II promove vivência em que pequenas mãos cultivam grandes descobertas

Publicado em: 12/11/2025 4h34 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Cei Sao Martinho (1)

CEI Jardim São Martinho realiza projeto que transforma escola em ambiente de aprendizagem ecológica

Publicado em: 12/11/2025 4h26 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 Slam Interescolar (4)

DRE São Miguel promove o 1º Slam Interescolar

Publicado em: 12/11/2025 4h21 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Tamanho Site (23)

CEU EMEF Feitiço da Vila realiza desfile “Beleza Negra”

Publicado em: 12/11/2025 4h05 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Tamanho Site (22)

CEU Inácio Monteiro e Instituto Federal da Cidade Tiradentes lançam curso gratuito de empreendedorismo para jovens

Publicado em: 12/11/2025 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.599