Notícias

Saiba como montar um kit de equipamentos Educom

Conheça equipamentos que permitem o desenvolvimento de projetos como a Agência de Notícias Imprensa Jovem, entre outros

Publicado em: 28/02/2019 12h37 | Atualizado em: 30/11/2020

KITIJ_740X430.jpg
Crédito: Rádio JMS

O kit de equipamentos Educom é um conjunto de equipamentos e acessórios que permite o desenvolvimento de projetos como Rádio Escolar, Produção de Vídeo, Fotografia e Agência de Notícias Imprensa Jovem, Jornalismo e Mídias Sociais.

Integrado ao uso de tecnologias digitais, o kit Educom pode ser utilizado em diferentes espaços, como sala de aula, pátio escolar, laboratório de informática e locais fora da escola. No caso do laboratório de informática, o kit pode transformá-la em um centro de criação multimídia.

Os equipamentos e acessórios sugeridos seguem os seguintes critérios:

1. Usabilidade

Facilidade de uso por leigo e ou amador, útil às necessidades pedagógicas da escola. Portátil.

2. Custo-benefício

Valores compatíveis à realidade de investimento mantendo nível de qualidade das produções, durabilidade, facilidade de rede de manutenção.

3. Qualidade

Atende às necessidades das atividades propostas por cada kit (áudio-video/foto)

4. Mobilidade

Facilidade do uso devido à portabilidade, uso coletivo, integração nos ambientes propostos para o uso.

Itens

A partir das necessidades de recursos para desenvolvimento de produções pelos estudantes, são sugeridos, abaixo, os itens que podem ser adquiridos integralmente ou em parte:

Equipamentos de áudio

• Mesa de som digital 10 canais

• Microfones convencionais modelo SM58(3)

• Pedestal de mesa modelo girafa

• Microfone modelo condensador

• Pedestal de microfone

• Caixa acústica ativa 10 polegadas, entradas IN RCA e P10 equipamentos, leitor de Usb, saída 150 watts

• Caixa acústica passiva 10 polegadas 150 watts

• Conjunto de caixas de som de estúdio

• Tripés de caixa acústica

• Cabos para conexão p10»«Cannon

• Cabos para conexão p2 »«p2

• Cabos para conexão p10»«p10

Projetos: Radio Escolar, suporte para o projeto Cineclube

Atividades: projetos, reuniões com a comunidade, atividades que necessitem de sonorização de ambientes

Custo: entre $ 4.000,00 a 5.000,00

Equipamento de foto/vídeo

• Câmera filmadora digital com entrada de microfone, Full HD, memória interna

• Microfone integrado à câmera

• Microfone Boom

• Microfone de lapela

• Iluminadores de led (3)

• Pedestal de câmera

• Pedestais de Iluminadores (2)

• Fone de ouvido

• Adaptador p10/p2

Projetos: Produção de Vídeo, Cinema na Escola, Agência de Notícias Imprensa Jovem, Fotografia, Jornalismo, Mídias Sociais

Atividades: Projetos, Registros e foto/vídeo

Custo médio: R$ 3.500,00 a 4.000,00

Recursos

A escola pública dispõe de recursos específicos para aquisição. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) pode custear bens duráveis, caso dos equipamentos sugeridos. A APM também pode autorizar a aquisição.

Para mais informações, orientações técnicas, indicações de equipamentos e especificações técnicas, acesse o aplicativo Educom 

Saiba também

Tutorial – Como criar projetos educomunicativos em sua escola

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de professor escrevendo em lousa escolar

Prefeitura de SP abre cadastro para professores de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Publicado em: 29/11/2021 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra um celular sendo segurado por uma pessoa e outra mostrando um cubo ao fundo. Abaixo, um fundo verde e bege com o texto

SME realiza 2ª Semana de Tecnologias com palestras e oficinas

Publicado em: 29/11/2021 4h44 - em SME/NTC/NEER

Banner Dezembro Migrante

Dezembro Migrante contará com lives formativas para educadores

Publicado em: 29/11/2021 2h43 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia da cantora Monica Salmaso usando chapéu de caipira

Estudantes e educadores são convidados a participar de workshop online com a cantora Mônica Salmaso

Publicado em: 29/11/2021 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
1 2 3 1.210