Notícias

VIII Jornada Pedagógica da Educação Infantil na DRE São Miguel

A ação discutiu a educação para as relações étnico-raciais e equidade de gênero

Publicado em: 02/12/2022 12h29 | Atualizado em: 07/03/2023
Fotografia mostra duas pessoas observando imagens em uma exposição com vários cavaletes.

A VIII Jornada Pedagógica ocorreu na última sexta-feira (25) no Centro de Educação Infantil (CEI) Espaço da Comunidade VIII e reuniu sete escolas e aproximadamente 241 participantes entre professores, auxiliares de classe, auxiliares de limpeza, auxiliares de cozinha, cozinheiras, coordenadores e diretores.

O evento, sob a coordenação da Supervisora Renata Zuliani, teve como objetivo discutir a educação para as relações étnico-raciais e equidade de gênero, em diálogo com os registros e o cotidiano das unidades educacionais de Educação Infantil, de acordo com a proposta de DIEI/SME.

Fotografia de várias pessoas agachadas no centro da sala.

De maneira dinâmica, os participantes escolheram a sala e o tema de maior interesse para realização de apresentações e partilhas de práticas pedagógicas. Veja, abaixo, os temas debatidos:

– Diálogos sobre acolhimento para crianças e famílias migrantes – CEI Caminho Dourado I;

– Por uma infância sem racismo: a pedagogia de projetos na consolidação do PPP – EMEI Luiza Helena de Barros;

– Convivendo e respeitando as diferenças culturais – CEI Espaço da Comunidade VIII;

– Um muro que documenta o percurso, a identidade e o pertencimento de um CEI – CEI Parque Santa Rita;

– Planejamento coletivo: uma introdução antirracista na educação infantil – EMEI Parque Santa Rita I;

– A representatividade no cotidiano do CEI – CEI Pingos do Amanhã;

– Conhecendo as diferenças através da representatividade – CEI Bernardo Santana.

A programação ainda contou com visita aos espaços da unidade anfitriã e um coffee break oferecido aos presentes. Os estudantes do Projeto Imprensa Jovem da EMEF Henrique Felipe da Costa – Henricão, realizaram a cobertura do evento fotografando, gravando vídeos e entrevistando alguns participantes que relataram sobre a valiosa experiência e o quão benéfica foi a troca das práticas que serão utilizadas no cotidiano das escolas de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grupo de mulheres reunidas em um auditório para registro fotográfico. Elas estão posicionadas em duas fileiras e sorriem para a câmera. Ao fundo, há uma tela de projeção com informações sobre a missão técnica entre São Paulo e Braga, em Portugal.

SME promove Missão Técnica Internacional entre São Paulo e Braga 

Publicado em: 06/10/2026 6h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Auditório com diversas pessoas sentadas em cadeiras, acompanhando uma apresentação. Ao fundo, uma mulher fala ao microfone em frente a uma tela de projeção com informações sobre Ouvidoria. Ao lado da tela, há um computador e outros equipamentos utilizados durante a apresentação.

SME promove formação da Rede de Pontos Focais de Ouvidoria

Publicado em: 06/10/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (82)
Fotografia de um estudante fazendo sinal de joia com o polegar e segurando cadernos e livros. Ele usa uniforme da Prefeitura de São Paulo.

Rematrícula para 2027: processos iniciarão a partir de 26 de outubro 

Publicado em: 01/10/2026 8h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de pessoas sentadas em um auditório, voltadas para uma mulher que está à frente do grupo e fala ao microfone.
«1 2 3 … 1.704