Notícias

Rugby conquista jovens da Cidade Tiradentes

Atletas revelados no CEU Água Azul destacam-se em campeonato de Rugby

Publicado em: 06/03/2020 18h29 | Atualizado em: 04/05/2021
Imagem com jovens em um campo com bolas de Rugby na mão.

Passar a bola (que não é redonda) numa partida de rugby é uma ação vital, precisa ser muito bem calculada: basta jogá-la com as mãos para um companheiro de equipe. Mas por trás desse ato, se esconde um dos princípios desse esporte, em que é indispensável a garra de cada integrante do time para ganhar, o coletivo fala mais alto. No rugby, ninguém vence sozinho! Esse é apenas um dos ensinamentos por trás da modalidade, que pode beneficiar não só a formação do atleta, mas também sua formação como ser humano.

O esporte busca desenvolver disciplina, confiança e liderança, habilidades que dão suporte para aprendizados fundamentais como tolerância, cooperação e respeito. Além de ensinar como lidar com a vitória e de que maneira aprender com a derrota. O esporte segue um código de ética baseado em cinco valores, que são fielmente seguidos e que se resumem na sigla DRIPS (Disciplina, Respeito, Integridade, Paixão e Solidariedade).

A ascensão da modalidade no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul teve seu início em 2014, quando os Analistas de Informações Cultura e Desporto – Educação Física, Aciovaldo Marques de Mello, conhecido como Tuta e Vanessa Oliveira Reis, aceitaram o desafio de levar um esporte pouco conhecido para a juventude do bairro de Cidade Tiradentes na Zona Leste de São Paulo.

Em alguns anos de trabalho, pouco a pouco o projeto tornou-se referência, atraindo mais jovens do bairro que, assim como o nosso país, tinha o futebol em sua construção sócio esportiva.

Atualmente, o rugby é praticado por mais de 120 meninos e meninas da região. Esse trabalho foi efetivado devido à parceria com a associação HURRA!, criada por um grupo de profissionais, do esporte e da educação, com objetivo de utilizar o rugby como meio para transformação dos praticantes e, por consequência, do seu entorno social.

Em 2010, a entidade firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo. Hoje, é vista como referência em projetos de turno e contraturno nas escolas da rede. Já atendeu mais de 180 escolas, formou 500 professores, além de impactar diretamente na vida de mais de 60.000 crianças e jovens.

A participação da Hurra! foi primordial para o sucesso desse esporte no CEU Água Azul, formando analistas, auxiliando na participação em torneios, promovendo encontros e atividades referentes à modalidade.

Dessa parceria, surgiram alguns atletas promissores, dentre eles destacaram-se Dominick Siqueira (17), Mayra Passos (15) e Patrick Otemoti (18). Os jovens foram convocados para a Seleção Paulista de Rugby Juvenil, nas categorias M17 e M19, para disputar o Campeonato Brasileiro de Sevens, em 2019.

Imagem com uma atleta de Rugby posando para foto.
(Dominick defendeu a Seleção Paulista de Rugby que venceu a equipe Vale na grande final)

Dominick, ex- aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CEU Água Azul é uma das atletas reveladas no projeto, destacou-se na competição em sua primeira participação, sendo campeã pela categoria M19. Após sua conquista na modalidade, ela passou a ser inspiração para outros jovens do bairro, aumentando a visibilidade do projeto, que influenciou diretamente no aumento de participantes.

A gestora do CEU Água Azul, Angélica de Jesus Batista, enfatiza como o rugby pode impactar positivamente a vida dos jovens para além da prática esportiva. “O projeto desenvolvido não pretende ser apenas uma fábrica de atletas, mas um caminho para a formação cidadã em busca da autonomia para os praticantes” destaca.

Projeto Rugby

De 4 a 12 anos – Terças e quintas-feiras, das 9h00 às 10h00;

De 10 a 13 anos – Terças e quintas-feiras, das 8h00 às 9h00;

De 10 a 17 anos – Terças e quintas-feiras, das 9h00 às 10h00;

De 13 a 17 anos – Segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h00 às 10h00.

CEU Água Azul – Avenida dos Metalúrgicos, 1262.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Teatro nos CEUs Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo é comemorado com peças teatrais nos CEUs

Publicado em: 24/01/2022 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

PMLLLB -Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca -

Conselho Municipal do Plano do Livro toma posse nesta quarta

Publicado em: 24/01/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212