Notícias

Roteiro de eliminação de criadouros e orientações de combate ao Aedes aegypti

Saiba mais informações sobre como combater o mosquito transmissor da dengue

Publicado em: 24/02/2016 14h43 | Atualizado em: 30/11/2020

combate_aedes_aegypti_740_x_430-1.jpg

A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde publicam, abaixo, roteiro de eliminação de criadouros e orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti:

ROTEIRO DE ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS E ORIENTAÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Sobre o mosquito:

.O mosquito é urbano e doméstico, preferindo locais com alta concentração humana, vivendo dentro ou ao redor de construções.

.O mosquito se reproduz em locais com água limpa e parada, mesmo em objetos pequenos que acumulem água da chuva, como tampas de garrafa e cascas de ovos.

TIPOS DE CRIADOUROS
SOLUÇÃO
Caixa d´água – tampa, vedação e ladrão.

.Mantê-la tampada, sem nenhum tipo de abertura; .Verificar se há acúmulo de água sobre a tampa; .Colocar tela no ladrão da caixa d´água; .Na ausência de tambpa, utilizar tela de nylon para mosquiteiro com trama de 1 milímetro, enquanto a tampa estiver sendo providenciada.

Calhas Lajes Telhas Coberturas de zinco
.Mantê-las sempre limpas e sem pontos de acúmulo de água; .Desentupir calhas; . Manter as calhas bem niveladas para não acumularem água. .Criar pontos de saída de água da laje.

Cacos de vidros em muros
.Revisar pontos com acúmulo de água, quebrar os gargalos e fundos de garrafas e/ou colocar massa de cimento nos locais que acumulem água.

Armazenamento de água – baldes, galões, bacias, tanques, cisternas, regadores, outros.

.Manter os recipientes totalmente fechados ou com tela. Quando vazios, mantê-los virados para baixo, de preferência em local coberto.

Latas de lixo
.Manter o lixo tampado e, de preferência, em área coberta. .Verificar o acúmulo de água nas tampas das latas de lixo e remover a água, lavar com esponja para retirar possíveis ovos.

Entulhos de obras, ferragens ou materiais inservíveis
.Não acumular, principalmente em áreas abertas, expostos à água da chuva. . Mesmo quando cobertos com lonas, verificar se não formaram bolsões que possam acumular água.

Vasos sanitários Caixas de descarga sem tampa
.Manter sempre tampados. Vedar totalmente com plástico forte, aderindo com fita adesiva.

Bebedouro de aves e animais
.Trocar a água diariamente, laver e esfregar o recipiente, no mínimo, duas vezes por semana.

Fosso de elevador em construção
.Esgotar a água por bombeamento, pelo lmenos duas vezes por semana.

Ralos internos Ralos externos Canaletas de drenagem
.Dar preferência para ralos com tampa abre e fecha. . Eliminar as caixas de areia ou pontos de acúmulo de água, preenchendo-os com argamassa. .Ralos e canaletas que não têm uso diário dever ser cobertos com telas que impeçam a entrada de mosquito ou adicionar água sanitária (1/2 copo) ou qualquer desinfetante semanalmente.

TIPOS DE CRIADOUROS
SOLUÇÃO
Bandejas de ar condicionado Bebedouro de água mineral Bandejas de geladeira
.Lavar as bandejas ou depósitos uma vez por semana. .Evitar o acúmulo de água, por exemplo, furando a bandeja ou inserindo uma mangueira de drenagem.

Aquários e lagos artificiais
.Aquários: mantê-los tampados ou telados com tela de nylon para mosquiteiro com trama de 1 milímetro. .Lagos: colocar peixes larvófagos (que se alimentam de larvas).

Plantas Vasos, pratos de vasos Ocos de árvores, bromélias ou outras plantas que acumulam água Cerca de bambu
.Eliminar os pratos dos vasos. .Vasos com água: substituir água por terra ou substituir a água uma vez por semana, esfregando a superfície do vaso e da planta. .Bromélias: substituir por outra planta quando possível, se não, deixar em área coberta, retirar a água das folhas e regar diretamente na terra. .Em área descoberta, regar com mangueira sob pressão, 2 vezes por semana. .Ocos de árvore e cercas de bambu: cortar o bambu na altura do nó e preecher ocos com cimento ou gesso.

Piscina
.Para piscinas em uso, utilizar o tratamento adequado com cloro. .Para piscina em desuso, esvaziá-la e mantê-la coberta com capa ou lona. .Em caso de piscina com cobertura de lona, mantê-la esticada e não permitir o acúmulo de água sobre a cobertura. .Instalar boias sob a lona no centro da piscina para facilitar o escoamento da água.
.Piscina plástica infantil: lavar as paredes internas, esfregando com água e sabão e trocar a água semanalmente. Se não estiver em uso, esvaziar e guardar em local coberto.

Garrafas e pneus
.Garrafas: guardar viradas com a boca para baixo ou tampadas, de preferência em local coberto. .Pneus: guardar em local seco e coberto. Furar em seis pontos separados, mantendo-os na posição vertical.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211