Rolê Cultural: estudantes do MOVA participam de visitas guiadas no centro histórico

As saídas ocorrem quatro vezes por semana e o roteiro inclui a visita ao Centro Histórico e Museu da Imigração

Publicado em: 01/09/2023 14h45 | Atualizado em: 01/09/2023
foto de estudantes do MOVA visitando a Pinacoteca

Na primeira etapa do Rolê Cultural do MOVA, o roteiro incluiu uma visita à Pinacoteca.

O Projeto Rolê Cultural está promovendo visitas guiadas no centro histórico com estudantes das instituições parceiras do MOVA-SP. As saídas ocorrem até o dia 23 de setembro, às terças, quartas, quintas e sábados, pela manhã e tarde.

Ao todo serão 1440 educandos, a maioria idosos, beneficiados nas Diretorias Regionais de Educação – DREs: Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Freguesia/Brasilândia, Ipiranga, Penha, Itaquera, Jaçanã/Tremembé, São Miguel, São Mateus e Santo Amaro.

O objetivo é levar os educandos das salas de aula às visitas culturais, proporcionando-lhes a oportunidade de conhecer espaços públicos da cidade e ter acesso a esse valioso patrimônio cultural. Essa abordagem tem o intuito de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, além de promover o turismo pedagógico.

Nesta fase, o roteiro inclui a visita guiada pelo Centro Histórico e Museu da Imigração, com transporte gratuito e guia de turismo por meio do Programa City Tour, coordenado pela Secretaria Municipal do Turismo.

Movimento de Alfabetização de São Paulo – MOVA-SP

Esta forma de atendimento da Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e organizações da Sociedade Civil para estabelecer classes de alfabetização inicial e combater o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. As salas do MOVA-SP estão instaladas em espaços não escolares, como associações comunitárias, igrejas, creches, residências ou empresas.

As atividades educativas e culturais presenciais, nesses espaços, ocorrem de segunda a quinta-feira, por duas horas e meia, nos períodos da manhã, tarde ou noite. Depois de alfabetizados, as educandas e os educandos são orientados a dar continuidade aos estudos em escolas públicas de São Paulo.

foto de estudantes do MOVA visitando a Pinacoteca

Cei Elza Soares

SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio

Publicado em: 06/05/2024 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra dois homens pintando uma estrutura de madeira.

Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira

Publicado em: 06/05/2024 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a escadaria dentro do CEU Água Azul e ao fundo um prédio em formato redondo com grafites de crianças.

Projeto Memórias Literárias “O Livro da Vida” será lançado no CEU Água Azul

Publicado em: 03/05/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma biblioteca com bancos coloridos

EMEI Olandya Peres Ribeiro realiza chá literário com presença de autores dos livros lidos