Notícias

Roda de conversa aborda equidade de gênero e subsidia construção de projetos pedagógicos

Encontro fez parte das ações desenvolvidas no mês de março para dar visibilidade ao direito das mulheres

Publicado em: 03/04/2023 17h21 | Atualizado em: 27/06/2023
Imagem de cinco mulheres sentadas em semicírculo, uma está falando ao microfone e as demais olham para ela. Ao fundo, há estantes de livros.

O Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, realizou uma roda de conversa com o tema “Uma educação para a equidade de gênero o ano inteiro”. O bate-papo foi gravado pela equipe do Centro de Multimeios e resultou em material pedagógico para ser compartilhado com as equipes gestoras, coordenação pedagógica e educadoras(es) nas escolas municipais.

Esta conversa visa subsidiar as práticas educativas e aborda as relações para equidade de gênero a ser pensada na escola o ano todo. O diálogo oportuniza que educadoras(es) possam refletir em como ofertar uma educação integral e equânime que, além de garantir que estudantes tenham os mesmos direitos de aprendizagem e oportunidades, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, também contribua para uma sociedade mais justa, igualitária e que valoriza e respeita a diversidade.

A ideia é de que esse material possa ser usado nos espaços de formação dos educadores nas escolas, além de contribuir para construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), Projetos Especiais de Ação (PEAs), planos de aula, entre outros. O material será encaminhado às Unidades Educacionais por meio do boletim quinzenal da Coordenadoria Pedagógica (COPED). E também está disponível no Canal do YouTube da COPED.

O bate-papo fez parte das ações desenvolvidas durante o mês de março para dar visibilidade ao direito das mulheres e oportunizar um trabalho voltado para a prevenção e combate à desigualdade de gênero, à violência contra mulher, ao racismo e à misoginia. Além dele, outras atividades foram apoiadas pelo NGD como a oficina de educação financeira que estudantes da EMEF Tatiana Belinky participaram e um bate-papo com Corinne Giely, presidente da ONG Inspiring Girls.

As especialistas, formadoras e ex-aluna da Rede Municipal que participaram da conversa foram: Hevelyn Soares, que estudou da Emef Joaquim Osório Duque-Estrada e mediou o roda de conversa; Ana Paula Gomes, especialista em gênero na Educação Infantil e formadora da Divisão de Educação Infantil; Adriana Fernandes, especialista em Direitos Humanos e Diretora da Divisão da Educação de Jovens e Adultos; Mônica Galindo, professora e pesquisadora da UNESP e assessora do NGD; Anna Luisa de Castro, professora de Matemática e Ciências e coordenadora do NGD.

Abaixo, assista ao vídeo completo:

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem
Imagem com o texto

Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível  

Publicado em: 23/04/2024 5h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Elza Soares

Prefeitura inaugura creche em homenagem à cantora Elza Soares na região do Jaçanã 

Publicado em: 23/04/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS 

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.441