Notícias

Roda de conversa aborda equidade de gênero e subsidia construção de projetos pedagógicos

Encontro fez parte das ações desenvolvidas no mês de março para dar visibilidade ao direito das mulheres

Publicado em: 03/04/2023 17h21 | Atualizado em: 27/06/2023
Imagem de cinco mulheres sentadas em semicírculo, uma está falando ao microfone e as demais olham para ela. Ao fundo, há estantes de livros.

O Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, realizou uma roda de conversa com o tema “Uma educação para a equidade de gênero o ano inteiro”. O bate-papo foi gravado pela equipe do Centro de Multimeios e resultou em material pedagógico para ser compartilhado com as equipes gestoras, coordenação pedagógica e educadoras(es) nas escolas municipais.

Esta conversa visa subsidiar as práticas educativas e aborda as relações para equidade de gênero a ser pensada na escola o ano todo. O diálogo oportuniza que educadoras(es) possam refletir em como ofertar uma educação integral e equânime que, além de garantir que estudantes tenham os mesmos direitos de aprendizagem e oportunidades, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, também contribua para uma sociedade mais justa, igualitária e que valoriza e respeita a diversidade.

A ideia é de que esse material possa ser usado nos espaços de formação dos educadores nas escolas, além de contribuir para construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), Projetos Especiais de Ação (PEAs), planos de aula, entre outros. O material será encaminhado às Unidades Educacionais por meio do boletim quinzenal da Coordenadoria Pedagógica (COPED). E também está disponível no Canal do YouTube da COPED.

O bate-papo fez parte das ações desenvolvidas durante o mês de março para dar visibilidade ao direito das mulheres e oportunizar um trabalho voltado para a prevenção e combate à desigualdade de gênero, à violência contra mulher, ao racismo e à misoginia. Além dele, outras atividades foram apoiadas pelo NGD como a oficina de educação financeira que estudantes da EMEF Tatiana Belinky participaram e um bate-papo com Corinne Giely, presidente da ONG Inspiring Girls.

As especialistas, formadoras e ex-aluna da Rede Municipal que participaram da conversa foram: Hevelyn Soares, que estudou da Emef Joaquim Osório Duque-Estrada e mediou o roda de conversa; Ana Paula Gomes, especialista em gênero na Educação Infantil e formadora da Divisão de Educação Infantil; Adriana Fernandes, especialista em Direitos Humanos e Diretora da Divisão da Educação de Jovens e Adultos; Mônica Galindo, professora e pesquisadora da UNESP e assessora do NGD; Anna Luisa de Castro, professora de Matemática e Ciências e coordenadora do NGD.

Abaixo, assista ao vídeo completo:

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo laranja e com 'Aulão de Educomunicação' escrito na cor preta

SME promove aulão de Educomunicação para campanhas Bom de Prova

Publicado em: 09/10/2026 4h00 - em Bom de Prova

Uma mulher estudando no computador

SME reforça importância da ética no serviço público

Publicado em: 09/10/2026 2h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas reunidas em uma unidade escolar para a entrega de uma Linha Braille a uma estudante. Ao centro, a estudante segura uma caixa com a imagem do equipamento e uma bengala branca. Ao fundo, há uma estante com diversos troféus e medalhas.

SME entrega primeira Linha Braille para estudante da Rede 

Publicado em: 09/10/2026 1h00 - em Educação Especial

Encontro Mães Guardiãs

Prefeitura abre 570 vagas para o POT Mães Guardiãs

Publicado em: 09/10/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Facha de um prédio com um letreiro colorido na frente escrito

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado de 12 de outubro

Publicado em: 09/10/2026 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 … 1.706