Notícias

Robótica na Educação

Alunos da Rede desenvolvem projetos de Robótica nas Unidades Educacionais

Publicado em: 20/05/2016 15h59 | Atualizado em: 30/11/2020

robotica_740_x_430.jpg

As tecnologias digitais ou convencionais, integradas ao processo de Informação e Comunicação, de forma contextualizada na vida e experiência dos alunos, têm sido a base do trabalho nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME).

A RME sempre buscou atuar na implantação das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) em seus trabalhos, passando, a partir da década de 80, pela Linguagem Logo e Megalogo e evoluindo com o passar do tempo para o incentivo ao desenvolvimento das inteligências múltiplas usando inúmeras formas, como a linguagem de programação e a robótica educacional, através do Projeto “A Cidade que a gente quer”, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, ligado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em duas etapas: 2004 e 2014.

A Robótica com fins educacionais tem se destacado como uma poderosa ferramenta para a construção de conhecimentos e a articulação das tecnologias ao currículo com características interdisciplinares. Promove o desenvolvimento cognitivo dos educandos, favorecendo oportunidades de autoria e o protagonismo – bem como a permanência do educando na escola. Com a robótica, os alunos realizam experimentos e criam protótipos funcionais e para pesquisas experimentais. Esses robôs ou protótipos são controlados pelos próprios alunos por meio da programação de instruções em computadores e, dessa forma, além de construí-los, os alunos devem programá-los, adotando como princípio a aprendizagem centrada em problemas, baseada em projetos e focada na investigação com processos compartilhados em espaços colaborativos.

O foco do uso pedagógico e educacional da robótica na Secretaria Municipal de Educação (SME) vai além de apenas programar robôs, oportunizando aos educandos o desenvolvimento de habilidades ligadas à lógica, noção espacial, pensamento matemático, trabalho em grupo, organização e planejamento de projetos, conhecimento tecnológico e projetos interdisciplinares, criatividade e autonomia, além do protagonismo social.

Atentos ao potencial da robótica no processo de ensino e aprendizagem, o Núcleo de Informática Educativa, alicerçado nas premissas do Programa Mais Educação São Paulo, vêm desenvolvendo ações para que essa prática se torne realidade na RME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana

Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana

Publicado em: 15/12/2025 11h32 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

CEI Kairos Liviero promove iniciativa que fortalecem práticas antirracistas

CEI Kairos Liviero promove iniciativa que fortalecem práticas antirracistas

Publicado em: 15/12/2025 10h43 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com o fundo cinza claro, ao centro a logomarca do SGP e o texto: Novo Sistema de Gestão Pedagógica

Equipes técnicas da SME estão trabalhando para reestebelecer o SGP

Publicado em: 12/12/2025 2h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)

EMEI Borba Gato recebe o ator Pascoal da Conceição em celebração dos 90 anos dos Parques Infantis

Publicado em: 12/12/2025 12h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Classificacao 825x470
«1 2 3 1.610