Notícias
Robótica e Gamificação : SME apresenta sua proposta na Campus Party 2016
Coordenadoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem falam sobre o projeto de Game e Robótica nas escolas da Rede
Publicado em: 04/02/2016 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria redigida pela Rádio BNE, equipe da Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves
Reportagem : Edson Candido, Júlio César de Arruda, Victor Hugo Gelain, Fabricio Nascimento e João Victor Machado
Ao andar pelos corredores do Anhembi durante a Campus Party 2016, nossa equipe se deparou, como de costume, com muitas pessoas ligadas em games, redes sociais e vídeos do Youtube. Entre as muitas palestras e olhando que acontecia por lá, havia gente preocupada em fazer com que tudo isso não deixasse de ser uma forma de aprendizado.
Nesse clima de tecnologia e educação, nossa equipe passou uma tarde interessante na Campus Party 2016 e acompanhou a palestra de Regina Celia Gavassa e Gislaine Batista Munhoz, do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação.
Elas apresentaram dois temas para o público da Campus: “Robótica, Linguagem de Programação” e “Gamificação como estratégia na melhoria da aprendizagem”. As propostas fazem parte da formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Segunda Regina Gavassa, há muitas escolas da rede que têm interesse em participar dos projetos de robótica. No último desafio de Robótica que aconteceu em novembro de 2015 na Bienal de Artes, 115 escolas participaram com seus projetos. Na Gameficação, o estudante aprende a investigar e olhar o mundo em outra perspectiva , é o que nos conta a professora Gislaine Munhoz . Para ela, a gamificação é uma estratégia para aproximar o estudante ao professor.
Conversamos com Fabio Moreira da Educity Labs. Ele falou sobre o seu projeto, semelhante ao Simcity, e que desenvolve o aprendizado e socialização por meio do jogo, onde o participante tem uma vida virtual e através desta tem que fazer tarefas diárias como estudar, trabalhar e outras atividades do cotidiano.
O Game e a Robótica podem oferecer oportunidade para o aprendizado através da ludicidade. Acompanhe a reportagem :
Saiba mais:
Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem
Educity Labs
Projeto Rádio BNE
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
II Festival Internacional Literário de São Paulo, Fli Sampa, recebe grandes nomes da literatura nacional e internacional
Secretaria Municipal de Educação
Educadores podem se inscrever no Prêmio LED - Luz na Educação
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Prefeitura de São Paulo inaugura EMEI Cora Coralina e reforça compromisso com a Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP leva ação de vacinação aos CEUs no mês de agosto
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP disponibiliza simulador de valores do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional - PDE
Relacionadas

Secretaria Municipal de Educação promove encontro sobre prevenção escolar
Publicado em: 29/10/2024 10h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes do Ensino Médio das escolas municipais participam de Provão Paulista Seriado
Publicado em: 29/10/2024 8h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP lança licitação para construção de seis novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) nas zonas Sul, Leste e Norte de São Paulo
Publicado em: 28/10/2024 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e jovens exploram a história do cinema na Cinemateca Brasileira durante o Recreio nas Férias
Publicado em: 28/10/2024 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Recreio nas Férias leva crianças até o Posto de Bombeiros da Vila Mariana
Publicado em: 28/10/2024 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação