Notícias
Robótica e Gamificação : SME apresenta sua proposta na Campus Party 2016
Coordenadoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem falam sobre o projeto de Game e Robótica nas escolas da Rede
Publicado em: 04/02/2016 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria redigida pela Rádio BNE, equipe da Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves
Reportagem : Edson Candido, Júlio César de Arruda, Victor Hugo Gelain, Fabricio Nascimento e João Victor Machado
Ao andar pelos corredores do Anhembi durante a Campus Party 2016, nossa equipe se deparou, como de costume, com muitas pessoas ligadas em games, redes sociais e vídeos do Youtube. Entre as muitas palestras e olhando que acontecia por lá, havia gente preocupada em fazer com que tudo isso não deixasse de ser uma forma de aprendizado.
Nesse clima de tecnologia e educação, nossa equipe passou uma tarde interessante na Campus Party 2016 e acompanhou a palestra de Regina Celia Gavassa e Gislaine Batista Munhoz, do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação.
Elas apresentaram dois temas para o público da Campus: “Robótica, Linguagem de Programação” e “Gamificação como estratégia na melhoria da aprendizagem”. As propostas fazem parte da formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Segunda Regina Gavassa, há muitas escolas da rede que têm interesse em participar dos projetos de robótica. No último desafio de Robótica que aconteceu em novembro de 2015 na Bienal de Artes, 115 escolas participaram com seus projetos. Na Gameficação, o estudante aprende a investigar e olhar o mundo em outra perspectiva , é o que nos conta a professora Gislaine Munhoz . Para ela, a gamificação é uma estratégia para aproximar o estudante ao professor.
Conversamos com Fabio Moreira da Educity Labs. Ele falou sobre o seu projeto, semelhante ao Simcity, e que desenvolve o aprendizado e socialização por meio do jogo, onde o participante tem uma vida virtual e através desta tem que fazer tarefas diárias como estudar, trabalhar e outras atividades do cotidiano.
O Game e a Robótica podem oferecer oportunidade para o aprendizado através da ludicidade. Acompanhe a reportagem :
Saiba mais:
Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem
Educity Labs
Projeto Rádio BNE
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências
Secretaria Municipal de Educação
Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública
Secretaria Municipal de Educação
Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de Ensino atende mais de 1 milhão com serviços desde alimentação até o transporte escolar
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME abre chamamento público para parcerias em atividades de cultura e esporte nos novos CEUs
Relacionadas

Aperfeiçoamentos em Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 27/10/2014 11h34 - em CEU e COCEU

Aula inaugural das especializações oferecidas pela UFF/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Convocação de candidatos para tutoria presencial – IFTM/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Especialização em Gênero e Diversidade na Escola – UFPR/UAB
Publicado em: 23/09/2014 8h56 - em CEU e COCEU

Seleção de Tutores para Licenciatura em Letras e Matemática – IFTM/UAB
Publicado em: 15/09/2014 4h35 - em CEU e COCEU