Notícias
Robótica e Gamificação : SME apresenta sua proposta na Campus Party 2016
Coordenadoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem falam sobre o projeto de Game e Robótica nas escolas da Rede
Publicado em: 04/02/2016 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria redigida pela Rádio BNE, equipe da Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves
Reportagem : Edson Candido, Júlio César de Arruda, Victor Hugo Gelain, Fabricio Nascimento e João Victor Machado
Ao andar pelos corredores do Anhembi durante a Campus Party 2016, nossa equipe se deparou, como de costume, com muitas pessoas ligadas em games, redes sociais e vídeos do Youtube. Entre as muitas palestras e olhando que acontecia por lá, havia gente preocupada em fazer com que tudo isso não deixasse de ser uma forma de aprendizado.
Nesse clima de tecnologia e educação, nossa equipe passou uma tarde interessante na Campus Party 2016 e acompanhou a palestra de Regina Celia Gavassa e Gislaine Batista Munhoz, do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação.
Elas apresentaram dois temas para o público da Campus: “Robótica, Linguagem de Programação” e “Gamificação como estratégia na melhoria da aprendizagem”. As propostas fazem parte da formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Segunda Regina Gavassa, há muitas escolas da rede que têm interesse em participar dos projetos de robótica. No último desafio de Robótica que aconteceu em novembro de 2015 na Bienal de Artes, 115 escolas participaram com seus projetos. Na Gameficação, o estudante aprende a investigar e olhar o mundo em outra perspectiva , é o que nos conta a professora Gislaine Munhoz . Para ela, a gamificação é uma estratégia para aproximar o estudante ao professor.
Conversamos com Fabio Moreira da Educity Labs. Ele falou sobre o seu projeto, semelhante ao Simcity, e que desenvolve o aprendizado e socialização por meio do jogo, onde o participante tem uma vida virtual e através desta tem que fazer tarefas diárias como estudar, trabalhar e outras atividades do cotidiano.
O Game e a Robótica podem oferecer oportunidade para o aprendizado através da ludicidade. Acompanhe a reportagem :
Saiba mais:
Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem
Educity Labs
Projeto Rádio BNE
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Professores inscritos no processo seletivo para atuar nas EMEFs dos novos CEUs já podem verificar os locais onde irão fazer as provas
Secretaria Municipal de Educação
CEUs Casa Blanca e Vila Rubi organizam programações para o Dia da África
Secretaria Municipal de Educação
SME promove VI Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes podem ser vereadores jovens por um dia na Câmara Municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o Vestibulinho das ETECs com 1.430 vagas em 31 CEUs da capital
Diretoria Regional de Educação Butantã
Rede Municipal de Ensino da capital paulista atinge a marca de 80% de evolução na proteção contra incêndios
Relacionadas

Professores inscritos no processo seletivo para atuar nas EMEFs dos novos CEUs já podem verificar os locais onde irão fazer as provas
Publicado em: 22/05/2025 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUs Casa Blanca e Vila Rubi organizam programações para o Dia da África
Publicado em: 22/05/2025 5h01 - em Secretaria Municipal de Educação

SME promove VI Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos
Publicado em: 22/05/2025 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes podem ser vereadores jovens por um dia na Câmara Municipal de São Paulo
Publicado em: 22/05/2025 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Inscrições abertas para o Vestibulinho das ETECs com 1.430 vagas em 31 CEUs da capital
Publicado em: 22/05/2025 12h12 - em Secretaria Municipal de Educação