Notícias

Reunião de Mediação de Conflitos com as Unidades Educacionais da DRE PJ

Um dos objetivos do encontro foi desmistificar o caráter punitivo das Mediações de Conflitos

Publicado em: 21/08/2017 16h30 | Atualizado em: 30/11/2020

reuniao_media_conflitos_pj_740_x_430.jpg

No dia 18 de agosto, no Teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Jaguaré, foi realizada a Reunião da Comissão de Mediação de Conflitos (CMC).

Estiveram presentes a representante do Instituto Wladimir Herzog, Daniele Kowalewsi, a representante da COCEU – Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais, Tatiana Cristina Pereira, representantes da Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU), Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes Técnicos de Educação (ATE) e professores da Comissão das unidades escolares da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá.

O objetivo principal da reunião foi desmistificar o que é mediação de conflitos com um olhar para os Direitos Humanos e ampliá-lo para a importância do mapeamento em cada espaço, visando entender a realidade para traçar um plano de trabalho.

Foi realizada uma dinâmica com 10 fotos diferentes, onde os participantes deveriam relatar quais sentimentos e o que estavam enxergando na imagem que receberam junto à pauta. Após os relatos, foi projetado um pequeno vídeo com as diversas imagens, que revelavam diversas fotos de um mesmo lugar, porém, vistas de ângulos diferentes.

Ao final da projeção, foi aberta a palavra para colocações que levaram o grupo a refletir sobre os diferentes olhares para as mesmas situações e pensar em uma Comissão de Mediação de Conflitos sensível ao respeito, aos olhares, às verdades de cada um. O fotografo responsável pelas imagens é o belga David Claerbout, nascido em 1969.

Para Tatiana Cristina Pereira, do COCEU – Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da Secretaria Municipal de Educação, o encontro “foi um momento importante de escuta e diálogo sobre a temática com as equipes das Unidades Educacionais. Minha fala teve como foco desmistificar o caráter punitivo da CMC (Comissão de Medicação de Conflitos) e pensar que ela é propositiva de ações que visam uma melhor convivência entre todos os servidores que atuam nas unidades. A CMC atua na perspectiva na Educação de Direitos Humanos. Foi um evento muito gratificante”.

A representante do Instituto Wladimir Herzog, Daniela Kowalewsi, apresentou o Instituto e abordou questões relativas à Educação em Direitos Humanos a partir do projeto “Respeitar é Preciso”.

Ao final, os participantes realizaram um bate-papo com relatos de situações de conflitos e como eles foram minimizados ou resolvidos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643