Notícias

Reunião de Mediação de Conflitos com as Unidades Educacionais da DRE PJ

Um dos objetivos do encontro foi desmistificar o caráter punitivo das Mediações de Conflitos

Publicado em: 21/08/2017 16h30 | Atualizado em: 30/11/2020

reuniao_media_conflitos_pj_740_x_430.jpg

No dia 18 de agosto, no Teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Jaguaré, foi realizada a Reunião da Comissão de Mediação de Conflitos (CMC).

Estiveram presentes a representante do Instituto Wladimir Herzog, Daniele Kowalewsi, a representante da COCEU – Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais, Tatiana Cristina Pereira, representantes da Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU), Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes Técnicos de Educação (ATE) e professores da Comissão das unidades escolares da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá.

O objetivo principal da reunião foi desmistificar o que é mediação de conflitos com um olhar para os Direitos Humanos e ampliá-lo para a importância do mapeamento em cada espaço, visando entender a realidade para traçar um plano de trabalho.

Foi realizada uma dinâmica com 10 fotos diferentes, onde os participantes deveriam relatar quais sentimentos e o que estavam enxergando na imagem que receberam junto à pauta. Após os relatos, foi projetado um pequeno vídeo com as diversas imagens, que revelavam diversas fotos de um mesmo lugar, porém, vistas de ângulos diferentes.

Ao final da projeção, foi aberta a palavra para colocações que levaram o grupo a refletir sobre os diferentes olhares para as mesmas situações e pensar em uma Comissão de Mediação de Conflitos sensível ao respeito, aos olhares, às verdades de cada um. O fotografo responsável pelas imagens é o belga David Claerbout, nascido em 1969.

Para Tatiana Cristina Pereira, do COCEU – Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da Secretaria Municipal de Educação, o encontro “foi um momento importante de escuta e diálogo sobre a temática com as equipes das Unidades Educacionais. Minha fala teve como foco desmistificar o caráter punitivo da CMC (Comissão de Medicação de Conflitos) e pensar que ela é propositiva de ações que visam uma melhor convivência entre todos os servidores que atuam nas unidades. A CMC atua na perspectiva na Educação de Direitos Humanos. Foi um evento muito gratificante”.

A representante do Instituto Wladimir Herzog, Daniela Kowalewsi, apresentou o Instituto e abordou questões relativas à Educação em Direitos Humanos a partir do projeto “Respeitar é Preciso”.

Ao final, os participantes realizaram um bate-papo com relatos de situações de conflitos e como eles foram minimizados ou resolvidos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação participa da 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de jovens repórteres. Equipes faraão a cobertura da Virada ODS.

Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS

Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.524