Notícias

Repelentes tópicos contra o Aedes aegypti

Veja as orientações da SMS em relação à proteção contra o mosquito da dengue

Publicado em: 24/02/2016 14h16 | Atualizado em: 30/11/2020

repelentes_aedes_aegypti_740_x_430.jpg

Conheça, abaixo, a orientação da área de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de São Paulo em relação ao uso de repelentes contra o Aedes Aegypti.

“A ANVISA, baseada em estudos brasileiros e americanos e recomendação do CDC (EUA), esclarece que os produtos utilizados em repelentes contra insetos podem ser utilizados por gestantes e crianças acima de dois anos.

Os principais compostos são DEET (N-Diethyl-meta-toluamida) e substâncias repelentes também utilizadas em cosméticos como Hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate (Icaridina ou Picaridina) e Ethyl butylacetylaminopropionate (EBAAP ou IR 3535).

Seja para uso em crianças ou gestantes, deve-se seguir a recomendação dos fabricantes quanto à frequência de uso do produto e os cuidados para se evitar acidentes e intoxicações.

O DEET, além de gestantes, pode ser utilizado em crianças acima de dois anos e nesta faixa etária a concentração não deve ultrapassar 10%. Os compostos com esse princípio ativo devem ser aplicados três vezes ao dia.

Para bebês abaixo de seis meses não é recomendado nenhum repelente tópico e sim barreiras físicas, como telas em janelas, mosquiteiros, etc. A partir de seis meses, pode ser utilizada a loção antimosquito da Johnson’s, à base de IR 3535. A duração da ação é mais curta, tendo que se reaplicado a cada duas horas.

Os produtos mais conhecidos no mercado nacional e que contém DEET são Repelex®, Autan® e Off®. Os com Icaridina, Exposis®.”

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade Descontruindo Estereótipos - 8/dez/2022 - 12h às 22h - Salão Nobre - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95, Centro.

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301