Notícias

Repelentes tópicos contra o Aedes aegypti

Veja as orientações da SMS em relação à proteção contra o mosquito da dengue

Publicado em: 24/02/2016 14h16 | Atualizado em: 30/11/2020

repelentes_aedes_aegypti_740_x_430.jpg

Conheça, abaixo, a orientação da área de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de São Paulo em relação ao uso de repelentes contra o Aedes Aegypti.

“A ANVISA, baseada em estudos brasileiros e americanos e recomendação do CDC (EUA), esclarece que os produtos utilizados em repelentes contra insetos podem ser utilizados por gestantes e crianças acima de dois anos.

Os principais compostos são DEET (N-Diethyl-meta-toluamida) e substâncias repelentes também utilizadas em cosméticos como Hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate (Icaridina ou Picaridina) e Ethyl butylacetylaminopropionate (EBAAP ou IR 3535).

Seja para uso em crianças ou gestantes, deve-se seguir a recomendação dos fabricantes quanto à frequência de uso do produto e os cuidados para se evitar acidentes e intoxicações.

O DEET, além de gestantes, pode ser utilizado em crianças acima de dois anos e nesta faixa etária a concentração não deve ultrapassar 10%. Os compostos com esse princípio ativo devem ser aplicados três vezes ao dia.

Para bebês abaixo de seis meses não é recomendado nenhum repelente tópico e sim barreiras físicas, como telas em janelas, mosquiteiros, etc. A partir de seis meses, pode ser utilizada a loção antimosquito da Johnson’s, à base de IR 3535. A duração da ação é mais curta, tendo que se reaplicado a cada duas horas.

Os produtos mais conhecidos no mercado nacional e que contém DEET são Repelex®, Autan® e Off®. Os com Icaridina, Exposis®.”

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212