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Relações étnico-raciais e de gênero em debate
Jornada Pedagógica trouxe para discussão as identidades do currículo escolar
Publicado em: 25/10/2016 16h17 | Atualizado em: 30/11/2020![relacoes_etnicos_DRESA_740_x_430.jpg](http://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/Portals/1/Images/DRE_santoamaro/31585.jpg)
No dia 30 de setembro, o auditório da Seicho no Ie recebeu professores da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro para a formação “Educar para as relações étnico-raciais para as relações de gêneros e sexualidades: uma necessidade?”. A discussão procurava questionar a necessidade de incorporar reflexões, estudos e práticas, numa perspectiva de currículo descolonizado e contra hegemônico.
Foram convidados para compartilhar seus relatos as professoras Mislene Pereira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Amélia Rodrigues de Oliveira; Ariane e Mariana, da EMEF Ana Maria Alves Benetti e Patricia Rocha, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Americanópolis. As docentes mostraram ao público seus projetos para a autonomia das crianças negras, respeito à cultura indígena e valorização das mulheres. Segundo a professora Mislene Pereira, a ideia dos projetos é humanizar.
Além deles, Dulce Xavier, Secretária Adjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SMPM) e Djamila Ribeiro, Secretária Adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SDHC), também contaram suas experiências. Dulce contou um pouco sobre como a SMPM funciona e de que forma ela contribui para a autonomia feminina, enquanto Djamila compartilhou um pouco de sua experiência como ativista de direitos humanos e sobre a importância da intervenção na sala de aula. “Quando a gente não intervém, a gente autoriza o machismo e o racismo. A ausência também é ideologia”, comenta.
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Publicado em: 14/08/2014 10h29 - em CEU e COCEU