Notícias

Rede UniCEU: confira a programação de atividades do mês de novembro

As  atividades contam com cursos sobre cultura antirracista, introdução ao pensamento científico e até capacitação sobre empreenderorismo com 90 dias de acompanhamento para colocar em prática os aprendizados

Publicado em: 01/11/2023 19h01 | Atualizado em: 06/11/2023
Fotografia mostra uma mão segurando uma caneta prata e vermelha sobre uma folha de papel com escritos desfocados.

Aproveite o mês de novembro para participar das novas ações nos polos da Rede UniCEU.  Mensalmente, é programada uma agenda de atividades que incluem cursos, palestras, encontros, grupos de estudos, atividades de complementação acadêmica, seminários, webinários, workshops, entre outras. As iniciativas são voltadas para estudantes da UniCEU, profissionais da Educação e a comunidade em geral. 

Entre as programações previstas estão o Curso IPADÊ XIRÊ – Por uma cultura antirracista, Palestra “Preconceito e Injúria Racial”, Curso “Meu Trampo é Empreender”, III Seminário Conexões: Matemática, Tecnologias e Inovação e  I Semana de Negócios e Produção.

Veja, abaixo, ações que acontecem em novembro e participe: 

Curso IPADÊ XIRÊ – Por uma cultura antirracista – UniCEU Parque Anhanguera

Originárias do yorubá, as expressões IPADÊ e XIRÊ significam encontro e brincante, respectivamente. Essa é a concepção que permeia o evento tem por intuito buscar, no olhar do “encontro brincante” das culturas de matrizes africanas, compreender e contemplar não apenas outros saberes populares, mas, igualmente, exercer a práxis de uma cultura antirracista. O curso ocorrerá de forma híbrida e terá 12 horas de duração. 

Serão realizados três encontros em três dias, simbolicamente, como expressões dos Orixás, vivenciados na perspectiva iorubana e de outras matrizes africanas. Trata-se de uma ação coletiva organizada pelo “Grupo de Pesquisa Ylê-Educare: educação e questões étnico-raciais”, formado por estudantes e ex-estudantes dos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PROGEPE e PPGE-UNINOVE), e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena (NEABI), da UniCEU Parque Anhanguera.

Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais da Educação e o público em geral. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas até 5/11.

Data de realização do curso: 8, 9 e 11/11, às 7h

Inscreva-se aqui.  


De Repente 2030: a Década da Ação para implementação dos ODS nas Cidades – UniCEU Três Lagos

A iniciativa contribuirá para auxiliar na compreensão da importância da Agenda 2030 e como as cidades ao redor do mundo estão fazendo para atingi-la e refletir sobre as interfaces entre as Relações Internacionais e a formulação de políticas públicas. Ação online tem 2h30 de duração. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais da Educação do CEU, estudantes do ensino fundamental e médio e o público em geral. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas até 8/11. 

Data de realização: 8/11, às 19h

Inscreva-se aqui.  


Rolando arte e cultura 0800 – Programa Agentes do Governo Aberto – UniCEU São Pedro/José Bonifácio

A oficina destaca a importância dos espaços culturais gratuitos e acessíveis e apresenta projetos e instituições que levam arte para lugares periféricos, programas de fomento cultural e estratégias para desenvolvimento artístico e pessoal com foco na promoção, utilização e ocupação destes espaços. Evento à distância com 2h30 de duração. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais da Educação,  estudantes do ensino fundamental e médio e o público em geral. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser realizadas até 16/11.

Data de realização da oficina: 16/11, às 15h

Inscreva-se aqui. 


Webinar – Introdução ao pensamento científico – UniCEU Guarapiranga

O webinar será uma atividade acadêmica complementar realizada com o objetivo de apresentar para os alunos dos cursos de Graduação as diferenças do senso comum e o conhecimento acadêmico e científico. Espera-se que após o seminário os estudantes se apropriem do conhecimento científico para se tornarem estudantes críticos e sujeitos autônomos em seus processos de aprendizagem. Evento à distância com 2 horas de duração. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais da Educação, estudantes do ensino fundamental e médio e o público em geral. As inscrições podem ser realizadas até 8/11.

Data de realização: 09/11, às 19h

Inscreva-se aqui. 


Oficina do Governo Aberto – Alerta 60+: não aos golpes e fake news – UniCEU Quinta do Sol

A intenção dessa oficina é oferecer ferramentas para as pessoas deixarem de ser vulneráveis aos crimes cibernéticos e as informações falsas. O evento é aberto ao público em geral. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas até 7/11. Ação online com 2h30 de duração. 

Data de realização: 7/11, às 9h30

Inscreva-se aqui. 


Palestra “Preconceito e Injúria Racial” – UniCEU Casa Blanca

A atividade presencial, com 3 horas de duração, fará parte da programação da FeirÁfrica do CEU Casa Blanca e será uma palestra com a Comissão OAB vai à Escola, da OAB Santo Amaro, que abordará o tema na perspectiva jurídica. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais da Educação, estudantes do ensino fundamental e médio e o público em geral. Não é necessário realizar inscrição. 

Data de realização: 25/11, às 9h


Curso “Psicologia e indisciplina na sala de aula” – UniCEUs Campo Limpo, Cantos do Amanhecer e Casa Blanca

A atividade online tem 4 horas de duração. Será realizada na plataforma Teams, em forma de um minicurso online com apresentação sobre temas pertinentes ao curso e participação dinâmica da audiência com apresentação de slides, músicas, cenas de filmes e uso de outras ferramentas digitais disponíveis para interação. Também irão discutir sobre comportamento individual, comportamento em grupo, identidade, violência, disciplina, capital cultural e teoria do reconhecimento. Podem participar estudantes da Rede UniCEU e profissionais da Educação. Os participantes receberão certificado.  Inscrições até 05/11. 

Data de realização: 6 e 7/11, às 19h

Inscreva-se aqui. 


Curso “Meu Trampo é Empreender” – UniCEU Cantos do Amanhecer

A capacitação é composta por cinco aulas que abordarão temas como criação de marca, desenvolvimento do produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, divulgação do negócio e conceitos financeiros. As aulas são embasadas na metodologia By Necessity, criada pela Besouro de Fomento Social, que consiste em formação para executar projetos de negócios a partir da definição de 10 passos e um plano de ação: meu sonho, meu perfil, minhas possibilidades, meu negócio, minha marca, meu mercado, minhas vendas, meu time, minhas finanças e minha análise. Formação presencial na Sala Web (UniCEU), com 15 horas de duração. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, estudantes do ensino fundamental e médio e o público em geral. Os participantes receberão certificado. Inscrições até 6/11. 

Ao final do curso, os estudantes têm o plano e a logomarca do seu próprio negócio e estão aptos a iniciar a jornada do seu empreendimento. Para complementar o conteúdo teórico, há o período de incubação, que são 90 dias de acompanhamento com consultores que reforçam todo conhecimento adquirido e ajudam a colocar em prática o plano de ação do novo empreendimento. Desde o início do projeto, mais de 2.500 alunos foram formados.

Data de realização: 6 a 10/11, às 19h

Inscreva-se aqui.


III Seminário Conexões: Matemática, Tecnologias e Inovação – UniCEU Tiquatira

O seminário online, com 3 horas de duração, tem por objetivo promover reflexões sobre as aplicabilidades das inovações e tecnologias das áreas de Informática, Negócios e Produção. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, profissionais da Educação e o público em geral. As inscrições podem ser feitas até 7/11.

Data de realização: 08/11, às 19h

Inscreva-se aqui.  


I Semana de Negócios e Produção – UniCEUs Alvarenga, Caminho do Mar, Heliópolis, Meninos, Parque Bristol, ETECs dos CEUS envolvidos

Com transmissão online pelo Youtube no canal dos Polos Ipiranga. Os Polos das DREs Ipiranga e Santo Amaro terão palestrantes convidados para discussões acerca da área de negócios e produção. Evento online no Youtube com transmissão nos polos e 4 horas de duração dividido em 2 dias. Podem participar estudantes da Rede UniCEU, estudantes do ensino fundamental e médio, público em geral e profissionais da área de Negócios e Produção. Inscrições até 7/11.

07 de novembro – terça

– Empreendedorismo feminino e social e posicionamento de conteúdos digitais – Ivete Damasceno

– Diversidade, equidade e inclusão – Rodrigo Fernandes

– Projeto Teia – Feira de empreendedorismo – Elaine Vital

8 de novembro – quarta

– Novos modelos de negócios e indústria 4.0 – Thiago Teixeira

– Ética e desafios do profissional no mundo contemporâneo – Leandro Fadelli

– Aplicativo Saalve – Bruno Lauriano dos Santos

Data de realização: 7 e 8/11, às  19h30

Inscreva-se. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442