Notícias

Rede Municipal de Ensino tem dois projetos selecionados para mentoria e visita ao MIT

“Imprensa Jovem” e “Robótica com Sucata” foram escolhidos pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2019 para programa de mentoria

Publicado em: 03/05/2019 18h24 | Atualizado em: 30/11/2020

carlosedeboranoMIT_740X430.jpg

Dois projetos realizados por professores da Rede Municipal de Ensino foram selecionados pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil, iniciativa organizada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa com apoio da Fundação Lemann e do MIT Media Lab, para participar do programa de mentoria que inclui apoio financeiro e visitas ao laboratório da Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Os representantes de São Paulo embarcam para Boston neste sábado (05).

Os projetos “Imprensa Jovem – Agências de Notícias na Escola”, desenvolvido por Carlos Lima, e “Robótica com Sucata, promovendo a Sustentabilidade”, realizado por Débora Garofalo, foram selecionados entre 326 propostas de todo o país. De acordo com a organização do Desafio, das 326 propostas recebidas, 51 passaram para a fase final, e apenas sete foram escolhidas para o programa de mentoria.

As iniciativas foram analisadas por 31 avaliadores, além da equipe do MIT Media Lab e da Fundação Lemann. A avaliação foi feita a partir de critérios como diversidade geográfica, relevância, alinhamento com a Aprendizagem Criativa, viabilidade, e inovação.

Os selecionados receberão apoio para implementar os projetos, se reunirão periodicamente e visitarão o MIT Media Lab nos Estados Unidos.

Os professores Carlos Lima e Débora Garofalo tiveram suas propostas selecionadas pela 4ª edicão do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil.

Saiba mais sobre as propostas selecionadas:

Imprensa Jovem – Agências de Notícias na Escola (professor Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP)

Criado em 2005, a Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 200 escolas em São Paulo. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de elaboração, os alunos e/ou alunas repórteres criam pautas de interesse, realizam pesquisa, escrevem e produzem conteúdos em diferentes mídias. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, habilidades críticas e criativas. As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno-repórter numa proposta de comunicação livre e democrática. Saiba mais.

Robótica com Sucata, promovendo a Sustentabilidade (professora Débora Garofalo)

O projeto Robótica com Sucata foi estruturado para transformar a dos estudantes da periferia de São Paulo e traz ao palco a construção de protótipos reciclados do lixo retirado das ruas, como forma de mediar a construção de conhecimento de conteúdos curriculares, e de robótica, trazendo a aprendizagem criativa para a sala de aula e atuando na transformação da vida de 2000 estudantes da rede pública, que participam ou já participaram do projeto. O trabalho é organizado para mobilizar uma prática pedagógica, que incentive a aprendizagem do aluno pela sua criatividade e o estimula a experimentação de ideias e exploração de pesquisas para propor soluções locais à comunidade. Uma dessas soluções que se destaca é a reciclagem feita pela coleta de lixos que dão origem a construção de protótipos. Saiba mais.

Veja a lista com todos os selecionados

Notícias Mais Recentes

1 15 16 17 18 19 1.488