Notícias
Rede escolar paulistana: sucesso na adesão à educação integral
Escolas poderão aderir até 18/11 ao Programa Novo Mais Educação.
Publicado em: 11/11/2016 9h51 | Atualizado em: 04/05/2021Balanço da Secretaria Municipal de Educação (SME) aponta sucesso na adesão das escolas da Rede Municipal de Ensino ao Programa Federal “Mais Educação” e êxito do ensino integral (7 horas diárias e/ou 35 semanais) instituído pela Portaria Normativa Interministerial Nº 17, de 24 de abril de 2007 e disposto no Decreto Nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010.
COMO ERA | COMO FICOU | ||
Portaria Interministerial Nº 17/2007 | PORTARIA Nº – 1.144/2016 | ||
OBJETIVO | Contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, | Melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, | |
DIRETRIZES | ampliação do tempo e do espaço educativo, pautada pela noção de formação integral e emancipadora; | integrar o Programa à política educacional da rede de ensino; | |
integrar as atividades ao projeto político-pedagógico; | integrar as atividades ao projeto político pedagógico da escola; | ||
promover a articulação, em âmbito local, entre as diversas políticas públicas | priorizar os alunos e as escolas de regiões mais vulneráveis; | ||
promover, em parceria com os Ministérios e Secretarias Federais participantes, a capacitação de gestores locais; | priorizar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem; | ||
contribuir para a formação, a expressão e o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens; | priorizar as escolas com piores indicadores educacionais; | ||
fomentar a participação das famílias e comunidades; | pactuar metas entre o MEC, os entes federados e as escolas participantes; | ||
fomentar a geração de conhecimentos e tecnologias sociais; | monitorar e avaliar periodicamente a execução e os resultados do Programa; | ||
desenvolver metodologias de planejamento das ações com foco em regiões mais vulneráveis; | estimular a cooperação entre União, estados, Distrito Federal e municípios. | ||
estimular a cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios |
|
|
|
FINALIDADES | ampliação do tempo e do espaço educativo e a extensão do ambiente escolar nas redes públicas, mediante a realização de atividades no contraturno escolar; | ampliação do período de permanência dos alunos na escola com alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico; | |
contribuir para a redução da evasão, da reprovação, da distorção idade/série, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria de condições para o rendimento e o aproveitamento escolar; | redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; | ||
oferecer atendimento educacional especializado às crianças, adolescentes e jovens com necessidades educacionais especiais, integrado à proposta curricular das escolas de ensino regular; | melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; | ||
prevenir e combater o trabalho infantil, a exploração sexual e outras formas de violência contra crianças, adolescentes e jovens; | |||
promover a formação da sensibilidade, da percepção e da expressão de crianças, adolescentes e jovens nas linguagens artísticas, literárias e estéticas, aproximando o ambiente educacional da diversidade cultural brasileira; | |||
estimular crianças, adolescentes e jovens a manter uma interação efetiva em torno de práticas esportivas educacionais e de lazer, direcionadas ao processo de desenvolvimento humano, da cidadania e da solidariedade; | |||
promover a aproximação entre a escola, as famílias e as comunidades, mediante atividades que visem a responsabilização e a interação com o processo educacional, integrando os equipamentos sociais e comunitários entre si e à vida escolar; e | |||
prestar assistência técnica e conceitual aos entes federados de modo a estimular novas tecnologias e capacidades para o desenvolvimento de projetos. | |||
PLANO DE ATENDIMENTO | Ampliação da jornada para no mínimo 7 horas diárias ou 35 horas semanais (escolarização + atividade complementar) | I – a opção da escola por realizar 5 (cinco) ou 15 (quinze) horas de atividades complementares semanais, | |
A escola escolhe 4 atividades dentre os macrocampos (acompanhamento pedagógico obrigatório) e dividir as 10 horas/semana | Das 15 horas/semana sendo 8 horas obrigatoriamente (4 de português e 4 de matemática) e as outras 7 horas/semana para as demais atividades. | ||
Monitor voluntário. | Mediador de aprendizagem (português e matemática) e Facilitador (demais atividades). | ||
COMO ERA | COMO FICOU | ||
RESOLUÇÃO Nº 14, DE 9 DE JUNHO DE 2014 | RESOLUÇÃO Nº 5, DE 25 DE OUTUBRO DE 2016 | ||
DESTINA RECURSOS FINANCEIROS |
cobertura de despesas de custeio e capital,…a fim de assegurar que as referidas escolas realizem atividades de educação integral em tempo integral com jornada escolar de, no mínimo, 7 (sete) horas diárias ou 35 (trinta e cinco) horas semanais, e funcionem nos finais de semana. |
cobertura de despesas de custeio…a fim de contribuir para que as referidas escolas realizem atividades complementares com foco no acompanhamento pedagógico por 5 (cinco) horas ou 15 (quinze) horas semanais. |
|
aquisição de materiais permanentes e de consumo e na contratação de serviços necessários às atividades de Educação Integral; (CAPITAL E CUSTEIO) | aquisição de material de consumo e na contratação de serviços necessários às atividades complementares. (APENAS CUSTEIO) | ||
DESPESA | ressarcimento de despesas com transporte e alimentação dos monitores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades; | ressarcimento de despesas com transporte e alimentação dos Mediadores da Aprendizagem e Facilitadores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades; | |
R$ 80,00 mensais, por turma monitorada; | R$ 150,00 por mês, por turma de acompanhamento pedagógico, carga horária complementar de 15 (quinze) horas; | ||
R$ 80,00 por mês, por turma das atividades de livre escolha da escola, carga horária complementar de 15 (quinze) horas; | |||
R$ 80,00 por mês, por turma de acompanhamento pedagógico, que carga horária complementar de 5 (cinco) horas; | |||
RECEITAS | Recursos para aquisição de kits pedagógicos de acordo com as 4 atividades escolhidas (manual 2014) – varia entre R$ 1.000,00 a R$ 7.900,00; |
R$ 5,00 por adesão, por estudante informado no Plano de Atendimento da Escola, que implementarem carga horária complementar de 5 (cinco) horas;
R$ 15,00 (quinze reais) por adesão, por estudante informado no Plano de Atendimento da Escola, para escolas urbanas e rurais que implementarem carga horária complementar de 15 (quinze) horas |
|
Até 500 alunos – R$ 4.000,00 | R$ 0,00 | ||
501 a 1.000 alunos R$ 8.000,00 | |||
Mais de 1.000 alunos – R$ 9.000,00 |
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Educomunicação
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Relacionadas
Escola municipal da zona Leste realiza desfile de moda sustentável
Publicado em: 31/10/2024 9h47 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove encontro com lojistas credenciados do Programa Material e Uniforme
Publicado em: 30/10/2024 5h33 - em Secretaria Municipal de Educação
Unidades da Rede Municipal de Educação de São Paulo recebem mutirão de saúde bucal
Publicado em: 30/10/2024 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inaugura sala do Pontos de Afeto no prédio da Coordenadoria de Alimentação Escolar
Publicado em: 30/10/2024 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre SESI e Secretaria Municipal de Educação promove oferta de EJA para o Ensino Médio nos CEUs
Publicado em: 30/10/2024 3h43 - em Secretaria Municipal de Educação