Notícias
Rede escolar paulistana: sucesso na adesão à educação integral
Escolas poderão aderir até 18/11 ao Programa Novo Mais Educação.
Publicado em: 11/11/2016 9h51 | Atualizado em: 04/05/2021Balanço da Secretaria Municipal de Educação (SME) aponta sucesso na adesão das escolas da Rede Municipal de Ensino ao Programa Federal “Mais Educação” e êxito do ensino integral (7 horas diárias e/ou 35 semanais) instituído pela Portaria Normativa Interministerial Nº 17, de 24 de abril de 2007 e disposto no Decreto Nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010.
COMO ERA | COMO FICOU | ||
Portaria Interministerial Nº 17/2007 | PORTARIA Nº – 1.144/2016 | ||
OBJETIVO | Contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, | Melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, | |
DIRETRIZES | ampliação do tempo e do espaço educativo, pautada pela noção de formação integral e emancipadora; | integrar o Programa à política educacional da rede de ensino; | |
integrar as atividades ao projeto político-pedagógico; | integrar as atividades ao projeto político pedagógico da escola; | ||
promover a articulação, em âmbito local, entre as diversas políticas públicas | priorizar os alunos e as escolas de regiões mais vulneráveis; | ||
promover, em parceria com os Ministérios e Secretarias Federais participantes, a capacitação de gestores locais; | priorizar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem; | ||
contribuir para a formação, a expressão e o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens; | priorizar as escolas com piores indicadores educacionais; | ||
fomentar a participação das famílias e comunidades; | pactuar metas entre o MEC, os entes federados e as escolas participantes; | ||
fomentar a geração de conhecimentos e tecnologias sociais; | monitorar e avaliar periodicamente a execução e os resultados do Programa; | ||
desenvolver metodologias de planejamento das ações com foco em regiões mais vulneráveis; | estimular a cooperação entre União, estados, Distrito Federal e municípios. | ||
estimular a cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios |
|
|
|
FINALIDADES | ampliação do tempo e do espaço educativo e a extensão do ambiente escolar nas redes públicas, mediante a realização de atividades no contraturno escolar; | ampliação do período de permanência dos alunos na escola com alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico; | |
contribuir para a redução da evasão, da reprovação, da distorção idade/série, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria de condições para o rendimento e o aproveitamento escolar; | redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; | ||
oferecer atendimento educacional especializado às crianças, adolescentes e jovens com necessidades educacionais especiais, integrado à proposta curricular das escolas de ensino regular; | melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; | ||
prevenir e combater o trabalho infantil, a exploração sexual e outras formas de violência contra crianças, adolescentes e jovens; | |||
promover a formação da sensibilidade, da percepção e da expressão de crianças, adolescentes e jovens nas linguagens artísticas, literárias e estéticas, aproximando o ambiente educacional da diversidade cultural brasileira; | |||
estimular crianças, adolescentes e jovens a manter uma interação efetiva em torno de práticas esportivas educacionais e de lazer, direcionadas ao processo de desenvolvimento humano, da cidadania e da solidariedade; | |||
promover a aproximação entre a escola, as famílias e as comunidades, mediante atividades que visem a responsabilização e a interação com o processo educacional, integrando os equipamentos sociais e comunitários entre si e à vida escolar; e | |||
prestar assistência técnica e conceitual aos entes federados de modo a estimular novas tecnologias e capacidades para o desenvolvimento de projetos. | |||
PLANO DE ATENDIMENTO | Ampliação da jornada para no mínimo 7 horas diárias ou 35 horas semanais (escolarização + atividade complementar) | I – a opção da escola por realizar 5 (cinco) ou 15 (quinze) horas de atividades complementares semanais, | |
A escola escolhe 4 atividades dentre os macrocampos (acompanhamento pedagógico obrigatório) e dividir as 10 horas/semana | Das 15 horas/semana sendo 8 horas obrigatoriamente (4 de português e 4 de matemática) e as outras 7 horas/semana para as demais atividades. | ||
Monitor voluntário. | Mediador de aprendizagem (português e matemática) e Facilitador (demais atividades). | ||
COMO ERA | COMO FICOU | ||
RESOLUÇÃO Nº 14, DE 9 DE JUNHO DE 2014 | RESOLUÇÃO Nº 5, DE 25 DE OUTUBRO DE 2016 | ||
DESTINA RECURSOS FINANCEIROS |
cobertura de despesas de custeio e capital,…a fim de assegurar que as referidas escolas realizem atividades de educação integral em tempo integral com jornada escolar de, no mínimo, 7 (sete) horas diárias ou 35 (trinta e cinco) horas semanais, e funcionem nos finais de semana. |
cobertura de despesas de custeio…a fim de contribuir para que as referidas escolas realizem atividades complementares com foco no acompanhamento pedagógico por 5 (cinco) horas ou 15 (quinze) horas semanais. |
|
aquisição de materiais permanentes e de consumo e na contratação de serviços necessários às atividades de Educação Integral; (CAPITAL E CUSTEIO) | aquisição de material de consumo e na contratação de serviços necessários às atividades complementares. (APENAS CUSTEIO) | ||
DESPESA | ressarcimento de despesas com transporte e alimentação dos monitores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades; | ressarcimento de despesas com transporte e alimentação dos Mediadores da Aprendizagem e Facilitadores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades; | |
R$ 80,00 mensais, por turma monitorada; | R$ 150,00 por mês, por turma de acompanhamento pedagógico, carga horária complementar de 15 (quinze) horas; | ||
R$ 80,00 por mês, por turma das atividades de livre escolha da escola, carga horária complementar de 15 (quinze) horas; | |||
R$ 80,00 por mês, por turma de acompanhamento pedagógico, que carga horária complementar de 5 (cinco) horas; | |||
RECEITAS | Recursos para aquisição de kits pedagógicos de acordo com as 4 atividades escolhidas (manual 2014) – varia entre R$ 1.000,00 a R$ 7.900,00; |
R$ 5,00 por adesão, por estudante informado no Plano de Atendimento da Escola, que implementarem carga horária complementar de 5 (cinco) horas;
R$ 15,00 (quinze reais) por adesão, por estudante informado no Plano de Atendimento da Escola, para escolas urbanas e rurais que implementarem carga horária complementar de 15 (quinze) horas |
|
Até 500 alunos – R$ 4.000,00 | R$ 0,00 | ||
501 a 1.000 alunos R$ 8.000,00 | |||
Mais de 1.000 alunos – R$ 9.000,00 |
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o III Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria de Educação de São Paulo abre inscrições para submissão de projetos artísticos
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza 11° Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos com premiação de R$85,5 mil
Secretaria Municipal de Educação
O Recreio nas Férias 2025 está chegando e as inscrições começam nesta segunda-feira (11)
Secretaria Municipal de Educação
Finalistas do Concurso “Cozinhas & Infâncias” são anunciados
Relacionadas
USP apresenta profissões e cursos de graduação em feira que começa nesta quinta
Publicado em: 13/09/2023 3h59 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para as últimas turmas dos cursos profissionalizantes gratuitos de 2023 nos CMCTs
Publicado em: 13/09/2023 12h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Professoras da EMEI Cidade Ademar III desenvolvem projeto de música com estudantes
Publicado em: 13/09/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Capão Redondo ganha minifloresta com o apoio do projeto Formigas de Embaúba
Publicado em: 12/09/2023 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP leva estudantes da Rede Municipal para Rolê Agroecológico em hortas da capital
Publicado em: 11/09/2023 3h42 - em Secretaria Municipal de Educação