Recesso Escolar Solidário

Professores, gestores, alunos e ex-alunos da EMEF Professora Esmeralda Sales organizam campanha para doar cobertores

Publicado em: 25/07/2017 17h08 | Atualizado em: 30/11/2020

Recesso_escolar_solidario_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Jardim Fontalis

É inverno, tempo para tomar um caldo quente e ficar embaixo dos cobertores. Mas essa não é a realidade de muita gente, que sofre vivendo nas ruas ou com condições precárias de vestuário ou moradia.

Essa realidade acendeu o espírito de solidariedade de professores e ex-estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Esmeralda Sales, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé. Eles se organizaram para promover a campanha “Doar Cobertor é Como Doar Amor”.

A iniciativa surgiu com o objetivo de desenvolver ações de cidadania auxiliando pessoas em situação de rua ou de submoradia. O professor Heleno de Oliveira, coordenador da Rede Geração Solidária, explica que a campanha “leva, às pessoas que precisam, cobertores novos ou em bom estado, além de produtos como macarrão instantâneo, garrafas com água, bolachas, bolos, chocolate, leite”.

As doações vêm de professores, moradores, empresários e lojas do comércio da região. São distribuídos durante a noite, quando o frio mais agride as pessoas, principalmente, crianças, mãe a e idosos. A iniciativa acontece nos bairros e regiões próximas à escola.

A campanha continua durante todo o inverno e para participar basta levar doações aos pontos de coleta:

Veja o depoimento de participantes da Rede Geração Solidária:

Patrick Anderson,  ex-aluno

“Nasci em comunidade pobre e apesar de nunca ter passado necessidades extremas, nunca deixei de observar os que sofriam e estavam próximos de mim”

Lucas Gabriel, estudante

“Nós não cobramos nada, não ganhamos nada financeiramente com isso. Nós nos importamos com um sorriso de uma criança, de adulto e de uma família. O melhor que recebemos é um abraço.”

Maurício Melo, estudante do EJA

“Vivemos em uma sociedade na qual poucas pessoas se preocupam com outro. Seria muito bom que aprendêssemos, desde pequenos, a dividir o alimento, o cobertor… o calor humano é essencial para a vida”.

Augusto Cézar Marcondes, ex-aluno

“Cuidar do outro é uma questão humana. Temos que olhar o Outro como alguém que necessita de uma mão amiga. É preciso mostrar que existem outros caminhos, cursos, empregos, serviços sociais. Muitas vezes as pessoas mais carentes não conseguem acessar tais serviços por falta de conhecimento”.

Professor Heleno Oliveira

“Acredito que se cada um de nós procurar fazer o seu melhor para melhorar um pouco o seu entorno, já terá feito muito. Atuo há 30 anos no Magistério público Paulista e sempre acreditei que poderia ir além de atlas, lousa e giz”.

Rede Geração Solidária – Formada por amigos de diversas regiões da cidade (zona norte, Aclimação, Morumbi, Guarulhos), professores, alunos e ex-alunos da EMEF Professora Esmeralda Salles, desenvolve diversas campanhas solidárias. Além da campanha “Doar Cobertor é como Doar Amor”, também são realizadas as iniciativas “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos”, “Natal Solidário” e “Sim, existe amor em São Paulo”.

Equipe Imprensa Jovem Jardim Fontalis

Vitoria Santos Oliveira Tayna Gomes