Notícias

Qualidade social e avaliação da Educação Infantil

O encontro teve como objetivo central discutir a questão da Avaliação no âmbito da Gestão Democrática

Publicado em: 20/04/2016 10h55 | Atualizado em: 30/11/2020

encontro_drecl_740_x_430.jpg

No dia 08 de abril, no Centro Educacional Unificado (CEU) Campo Limpo, a Divisão Pedagógica (DIPED)/Grupo focal Infâncias da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo promoveu um encontro com Coordenadoras e Coordenadores Pedagógicos e Professoras e Professores de Centros de Educação Infantil (CEIs) diretos e indiretos, Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) para dar continuidade às discussões sobre o documento: Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana.

O encontro teve como objetivo central discutir a questão da Avaliação no âmbito da Gestão Democrática. Para dar início aos trabalhos o grupo contou com a colaboração da Dra. Daniele Pechuti Kowalewski, professora e pesquisadora nas áreas de Filosofia, Sociologia e Educação, que abordou de forma filosófica as bases da democracia: “democracia é muito mais que conceito, mas sim práticas democráticas, o direito a voz perpassa a função biológica do ouvir, pois só é de fato concretizado quando se decide junto”, explicou Daniele.

Após a palestra houve a apresentação de três unidades de educação infantil que estão no processo de implantação de práticas democráticas. A primeira foi a coordenadora pedagógica Heloisa, da EMEI Profª Alaíde Bueno Rodrigues, que relatou que após o processo de avaliação dos indicadores sua unidade percebeu a necessidade de implementar no Projeto Pedagógico questões relativas à Dimensão 5 – Relações étnico-raciais e de gênero. Em seguida foi apreciado o relato da diretora Zélia, do CEI conveniado Jardim Eledy, que apresentou o projeto realizado em sua unidade que visa conhecer as famílias dos bebês e crianças, por meio de visitas às casas delas, tendo como referência a Dimensão 7 – Promoção da saúde e bem-estar: experiências de ser cuidado, cuidar de si, do outro e do mundo. Para finalizar a professora Cláudia e a diretora Elaine, do CEI Mario Pereira Costa – DRE Guaianases, compartilharam com os presentes o projeto Àgora: ocupações infantis dos processos de escolha e tomada de decisão a cerca da rotina e do currículo, a partir da escuta da turma do mini-grupo II, utilizando a metodologia de assembleia, a professora e a equipe gestora promoveram ações de acordo com as decisões tomadas em conjunto com as crianças.

O encontro foi concluído com um diálogo entre os participantes e as palestrantes. “Esse momento fomentou na DRE Campo Limpo a percepção de que o processo de avaliação requer um uma escuta sensível e uma abertura constante para realização de práticas democráticas nos ambientes escolares”, ressaltou Flávia Viana de Oliveira, integrante de DIPED.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma mão folheando um livro.

Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio

Publicado em: 16/04/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro crianças reunidas em torno de uma mesa branca, utilizando tablets. Elas estão inclinadas para frente, concentradas nas telas, interagindo com um aplicativo colorido que apresenta elementos gráficos e personagens. As crianças vestem camisetas claras e utilizam as mãos para tocar e arrastar itens nos dispositivos. O ambiente é simples e bem iluminado, sugerindo um contexto escolar ou de atividade educativa com uso de tecnologia.

Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola

Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.646