Notícias

Provinha e Prova São Paulo 2018

Voltadas a estudantes do 2º ao 9º ano das EMEFs e EMEFMs e do 3º ao 9º ano das EMEBS

Publicado em: 06/11/2018 18h00 | Atualizado em: 30/11/2020

Educadores_podem_acessar_documentos_740_x_430.jpg

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro acontecerão nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e nas Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) as avaliações externas Provinha e a Prova São Paulo. Os cadernos de prova e todos os materiais necessários à aplicação serão encaminhados às Unidades Escolares entre os dias 05 e 06 de novembro.

A Provinha São Paulo é destinada a todos os estudantes do 2º e 3º anos. O foco nos dois primeiros dias são os componentes de língua portuguesa e matemática, com questões de múltipla escolha e itens de resposta construída pelo estudante. O terceiro dia envolve apenas as turmas de 3º ano, que responderão a itens de múltipla escolha referentes a ciências da natureza. Os estudantes surdos (das EMEBs ou Escolas Polo) realizam a Provinha São Paulo apenas a partir do 3º ano.

A Provinha tem por objetivo avaliar a alfabetização dos estudantes no 2º ano, além de trazer referência sobre a proficiência dos estudantes de 3º ano, permitindo acompanhar seu desempenho ao final do Ciclo de Alfabetização.

A Prova São Paulo destina-se aos estudantes do 4º ao 9º ano e está voltada ao acompanhamento da proficiência desses educandos ao longo de sua escolarização (Ciclos Interdisciplinar e Autoral). Ela também acontece em três dias, sendo o primeiro destinado à língua portuguesa e a produção de texto, o segundo para matemática e o terceiro para ciências da natureza.

Terá aplicações de provas regular, em Libras, ampliada e em braile, além de contar com outros recursos de acessibilidade.

A Provinha e a Prova São Paulo 2018 ainda prevê o preenchimento de questionários que permitem mapear o contexto socioeconômico dos estudantes e de suas famílias, bem como as condições de funcionamento das Unidades Escolares. Os questionários para estudantes do 3º ao 9º ano e para os servidores escolares deverão ser preenchidos online pelo SERAp ou aplicativo da Prova São Paulo, até dia 13/11. Já os pais ou responsáveis receberão formulário impresso e terão até o dia 09/11 para devolvê-lo preenchido à unidade escolar.

Os manuais e vídeos de orientação da Provinha e Prova São Paulo, bem como os questionários online estão disponíveis em serap.sme.prefeitura.sp.gov.br
As fichas de acompanhamento da aplicação, bem como os questionários online também podem ser acessados pelo aplicativo da Prova São Paulo, disponível na loja Google Play (apenas para celulares com sistema android).

Os resultados da Prova São Paulo serão divulgados às Unidades Escolares no dia 11 de fevereiro de 2019, servindo de subsídio ao planejamento pedagógico de cada Unidade Escolar.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300