Notícias

Protagonismo Juvenil é destaque na 6ª edição do Jornal LDS

Produção destaca participação de estudante como vereadora por um dia

Publicado em: 11/12/2018 15h09 | Atualizado em: 30/11/2020

jornal_lds_740x430.jpg

Matéria produzida pela Imprensa Jovem da EMEF Professor Luiz David Sobrinho

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Luiz David Sobrinho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá, propõe vários projetos que buscam o efetivo protagonismo juvenil. Um deles é o Jornal LDS, outro projeto é o Grêmio Escolar Jovens na Atividade, que está em desenvolvimento na escola desde 2005. Os dois projetos se integraram de forma muito feliz nesse ano de 2018.

Coordenado pelo professor de educação física Adenilto Pereira de Souza, o Grêmio Escolar Jovens na Atividade é a maior proposta de protagonismo na escola, com estudantes se organizando em chapas que disputam eleição, propondo atividades direcionadas nos intervalos e no contraturno e participando do Conselho de Escola. Foi a partir desse trabalho que surgiu a Semana do Estudante, evento que ocorre anualmente na escola desde 2015. E também a partir das propostas do grêmio e para enriquecer a formação política dos jovens, o professor Adenilto passou a inscrever os alunos para participar do projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São Paulo, orientando os estudantes a pesquisarem sobre política e escrevem seus próprios projetos de lei.

Desde que começou a se inscrever, pela terceira vez a escola foi contemplada para participar da sessão solene do projeto. Na edição 2018 a aluna Maria Eduarda Rodrigues de Almeida “Duda”, do 7º B, foi escolhida como vereadora por uma dia. O professor Adenilto aproveitou a oportunidade para convidar a Imprensa Jovem Jornal LDS para participar da sessão de apresentação dos projetos.

Essa cobertura jornalística educomunicativa foi feita de forma muito competente pelos alunos, registrando opiniões e análises de alunos e professores e um discurso emocionante feito pela Duda para defender seu projeto de lei. Muito aplaudido por todos, não tendo nenhum voto contra e apenas uma abstenção, seu projeto de lei propõe tornar obrigatório nas escolas abordar a prevenção ao abuso sexual infantil e exploração sexual infantil e orientação das crianças vitimas para que não se sintam culpadas e denunciem.

Conforme informações extraídas do canal do youtube @proftata1, do professor de língua portuguesa Tarcisio Tadeu Mendonça da Silva:

“A ideia inicial do projeto de jornal foi desenvolver nos estudantes uma visão crítica acerca do que é exposto pela mídia escrita e televisiva. Jornais escritos de grande circulação e telejornais foram analisados com a intenção de desconstruir a manipulação feita por meio da linguagem e seleção das informações que eram veiculadas.

Já repertoriados, partimos para a produção de um telejornal – o JORNAL LDS – que retratasse a realidade do bairro, dentro de suas carências e limitações. Os alunos partiram, então, para o estudo de campo, entrevistando pessoas que moravam no entorno da escola. Com a coleta das entrevistas, partimos para a fase de estúdios. Aproveitamos também para fazer uma sátira, ou seja, um telejornal que brincasse com alguns programas ainda hoje em circulação – o JORNAL DAS PODEROSAS.

Este trabalho foi inscrito sob o nome “Protagonismo nas entrelinhas da notícia” na 16ª edição do Prêmio Victor Civita – Professor Nota 10, de 2013. E ficou entre os finalistas daquele ano, dentre 3000 trabalhos escritos.”

Após passar um tempo na gestão de uma outra escola, em 2018 o professor Tatá retornou à escola Luiz David e retomou o projeto, agora em parceria com o professor de matemática “Cacá” Carlos Eduardo Saffiotti e o professor de artes “Babu” Fabio Rodrigues dos Santos, recebendo o apoio do gestor Fabio Rogerio Nepomuceno. Uma das coisas que foi possível conseguir nesse início foi um logo para o projeto e um uniforme, criados por Cristian Montini, que havia feito parte do Educom Imprensa Jovem da escola Fernando Gracioso.

Desde o começo, o projeto do professor Tatá buscou registrar e divulgar os eventos da própria escola. E tem muita coisa legal acontecendo na escola Luiz David há bastante tempo. Nessa 6ª edição o destaque vai para a participação no Parlamento Jovem e a proposta da aluna Duda para combater a violência sexual contra crianças.

Para mais informações sobre a 3ª edição da Semana do Estudante, clique aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259