Notícias

Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande

O Trabalho Colaborativo de Autoria ajudando a transformar a realidade da comunidade.

Publicado em: 08/10/2015 15h45 | Atualizado em: 30/11/2020
vargem_grande_740_x_430.jpg

A manhã do dia 7 de outubro foi especial para a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vargem Grande, localizada no bairro de mesmo nome, extremo sul da capital. Ela recebeu a visita do prefeito Fernando Haddad e do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita.

A visita foi motivada pelo sucesso obtido após a realização do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) da unidade, o Projeto Bosque, que culminou com significativa intervenção social na comunidade em que está inserida a unidade.

O Prefeito Haddad falou sobre a importância da participação da comunidade local nas conquistas do espaço público. “O que vocês aprenderam com esse TCA? Que a mobilização, a participação, a democracia, o trabalho colaborativo e a escola podem mudar uma realidade social. Este é o aprendizado que nós temos que tirar daqui”, completou o Prefeito.

O projeto Bosque surgiu em 2014 quando os alunos do 9º ano, incomodados com a falta de opção de lazer na região, decidiram se mobilizar e modificar a realidade. Com um questionário em mãos, passaram a pesquisar temas de interesse comum para tentar realizar as intervenções necessárias.

Havia na redondeza um grande espaço subutilizado e a ação dos alunos, em parceria com a Subprefeitura de Parelheiros, com a associação de moradores e comerciantes locais, promoveu a revitalização do espaço, tornando-o uma área de lazer para a comunidade. O espaço foi batizado de Bosque Xerife em homenagem a um importante morador do bairro.

O Secretário Gabriel Chalita parabenizou a unidade pelo projeto realizado ressaltando que “é muito bom a gente vir a uma escola e aprender com os nossos alunos e professores. O filme que vocês fizeram contando um pouco a história da decisão do projeto, da ação colaborativa, é isso que nós sonhamos”.

O bosque, que antes era um espaço abandonado, ganhou limpeza, realizada pela Subprefeitura e pelos alunos, um parquinho e um playground com a contribuição dos comerciantes, além de instalação de mesas, melhorias no campo de futebol e sinal de Wi-Fi.

Após a recepção na unidade, representantes dos alunos, gestores e professores se dirigiram para o Bosque Xerife, onde Prefeito e Secretário participaram do plantio de uma muda de Araçá e conversaram com os moradores.

Na sequência dos compromissos, a comitiva se dirigiu para acompanhar o Prefeito e Secretário na vistoria às obras do futuro Hospital de Parelheiros e, posteriormente, à sede da Subprefeitura para a assinatura do Projeto de Lei que instituiu o Programa de incentivos fiscais para desenvolvimento do Polo de Ecoturismo na cidade de São Paulo.

Veja galeria de imagens da visita.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem composta por duas fotografias. No quadrante à direita, um menino se expressa em Libras em um palco com telão ao fundo; no quadrante à direita, uma menina se expressa em Libras, ao fundo prateleiras de livros.

Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda 

Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.644