Notícias

Projetos de Educação Musical podem concorrer na 5ª edição do Prêmio Heitor Villa-Lobos

Iniciativa é destinada às unidades educacionais municipais; inscrições devem ser realizadas até 1º de setembro

Publicado em: 10/05/2023 12h38 | Atualizado em: 10/05/2023
Banner de divulgação do Prêmio Heitor Villa Lobos

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Heitor Villa-Lobos. A iniciativa é destinada às unidades educacionais municipais que apresentem projetos ou trabalhos inovadores e promissores na área da Educação Musical. As inscrições devem ser realizadas até 1º de setembro. O evento de premiação ocorrerá no dia 24 de novembro de 2023. 

O prêmio não é destinado apenas para projetos de música erudita. Podem participar projetos de todos os estilos musicais desenvolvidos em Centro de Educação Infantil Indígena (CEII), Centro de Educação Infantil (CEI), Centro Municipal de Educação Infantil ( CEMEI), Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM).

Inscrições

As inscrições deverão ser efetuadas até às 23h59 do dia 1º de setembro exclusivamente pelo e-mail premiovillalobos@saopaulo.sp.leg.br. O formulário, deve ser inserido conforme descrito no edital do Prêmio Heitor Villa-Lobos   

É possível inscrever projetos que, na data da inscrição, estejam ainda em andamento, que se encerraram no ano vigente ou no ano imediatamente anterior ao da premiação. As iniciativas escolares precisam ser inovadores, emancipatórias e promissoras. Os projetos devem demonstrar uma Educação Musical personalizada, adaptativa e contextualizada.

Avaliação

Os projetos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta pelas seguintes entidades: Secretaria Municipal de Educação (SME); Secretaria Municipal de Cultura (SMC); Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo; Fórum Municipal de Educação; Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) – Regional São Paulo; Associação Brasileira de Educação Musical (Abem) – Regional São Paulo; Sindicato dos Profissionais da Educação do Ensino Municipal de São Paulo – Sinpeem.

A cerimônia pública de premiação está prevista para o dia 24 de novembro de 2023, em Sessão Solene, na Câmara Municipal de São Paulo.

Breve histórico sobre o prêmio

O Prêmio Heitor Villa-Lobos da Educação Municipal foi instituído em 2017 e faz uma justa homenagem ao maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, um dos maiores entusiastas da Educação Musical nas escolas. Destacou-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com elementos das canções populares e indígenas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.439