Notícias

Projeto “Sou adolescente, e agora?” propõe roda de conversa com estudantes sobre empoderamento

Próximo encontro será nesta terça-feira (25) na EMEF Virgílio de Mello Franco, da DRE São Miguel, com médica especialista em adolescentes

Publicado em: 24/10/2022 15h53 | Atualizado em: 24/10/2022
Imagem da tela de um computador com nove retângulos com pessoas diferentes em cada um deles em uma reunião virtual.

A Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), por meio da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP), desenvolve o Projeto “Sou Adolescente, e Agora?” alinhado ao Programa Saúde na Escola (PSE). A ação consiste em rodas de conversa qualificadas entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino e especialistas das diferentes áreas técnicas do conhecimento, visando o empoderamento dos adolescentes para que possam propagar o conhecimento entre seus pares.

Nesta terça-feira (25), ocorre o 4º encontro, das 14h às 16h, com o tema “Fortalecendo as nossas redes de afeto e o autocuidado”. Este é o primeiro totalmente presencial, e será na EMEF Virgílio de Mello Franco, da DRE São Miguel, localizada na Rua Erva do Sereno, 15, Jardim Maia.

O público alvo são os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A conversa será conduzida pela pediatra e especialista hebiatra (médica de adolescentes), Drª.  Athenê Maria de Marco França Mauro, coordenadora da área técnica da Saúde da Criança e do Adolescente e do Programa Saúde na Escola, da SMS.

 Histórico

No decorrer de 2022, aconteceram 3 encontros totalmente online. O primeiro foi em março e contou com a presença do hebiatra, Dr. Benito Lourenço, do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo e Diretor da Casa do Adolescente de Pinheiros. O tema foi “Direitos Sexuais Femininos na Adolescência e a Desconstrução do Senso Comum e Mitos”.

“As relações abusivas entre os adolescentes” foi o tema da segunda roda de conversa que ocorreu em junho com a Profª Dra. Sheila Giardini Murta do Projeto com o tema “Prevenindo a Violência no Namoro na Escola”. Em agosto, a pediatra e especialista hebiatra, Dra. Dra. Athenê Maria de Marco França Mauro, coordenadora da área técnica da Saúde da Criança e do Adolescente e do Programa Saúde na Escola, da SMS, conversou com os adolescentes sobre “Sexualidade e gravidez na adolescência”.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula com três estudantes sentados em uma mesa durante uma atividade de matemática. Ao centro, uma aluna sorri para a câmera enquanto segura um material da “Olimpíada de Matemática”, com destaque para o matemático Arquimedes na capa. À esquerda, uma estudante usando gorro rosa e óculos apoia o rosto nas mãos e sorri. À direita, um estudante com casaco vermelho e capuz também sorri para a câmera. Sobre a mesa há estojos, cadernos, lápis, uma garrafa de água e um tablet. Ao fundo, outras alunas acompanham a atividade, e a sala apresenta estantes com livros e materiais didáticos organizados. O ambiente transmite interesse pelos estudos, participação e entusiasmo com a aprendizagem da matemática.

Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática 

Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 5 6 7 8 9 1.672