Notícias

Projeto sobre Educação em Direitos Humanos é o 1º colocado no Prêmio “Professor em Destaque 2017”

Iniciativa desenvolvida pelo professor Lenilson de Souza Thomaz, no território da DRE Guaianases, promove luta contra LGBTfobia

Publicado em: 16/11/2017 14h23 | Atualizado em: 30/11/2020

prof_destaque_dreg_740_X_430.jpg    

O Professor Lenilson de Souza Thomaz, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alexandre de Gusmão, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, foi reconhecido com a primeira colocação no Prêmio Professor em Destaque 2017 pelo trabalho realizado no projeto “Direitos Humanos na Luta Contra LGBTfobia”.

O projeto foi desenvolvido de março de 2015 a dezembro de 2016, envolveu alunos do Ciclo Autoral (7ºs, 8ºs e 9ºs anos) e consistiu em reflexões sobre as relações interpessoais no ambiente escolar, no estímulo ao respeito às diferenças e no rompimento da cultura de violência contra o público LGBT.

“A iniciativa busca aproximar a comunidade e a família das discussões político-pedagógicas da escola, para que haja incentivo ao protagonismo não só dos alunos, mas também de seus familiares e da comunidade em geral”, afirma Lenilson.

O projeto foi desenvolvido em encontros semanais no contraturno e também durante as aulas regulares. Foram realizados debates a partir da apresentação de vídeos e artigos pesquisados pelos próprios alunos, objetivando a produção de um texto teatral.

No decorrer do projeto, foram realizadas algumas intervenções artístico-teatrais nos horários de intervalos das demais turmas e também na área externa da Unidade, nos horários de entrada e saída, tendo como público toda a comunidade escolar.

A montagem teatral, baseada no “teatro épico” do dramaturgo alemão Bertold Brecht, foi criada a partir de depoimentos e contou com encenação, música, dança e recursos audiovisuais, além de promover a interação com o público.

De acordo com o professor, “este trabalho fomenta os Direitos Humanos e visa criar uma nova cultura de convivência para que o espaço escolar seja precursor de transformações culturais e de rupturas de estruturas sociais. Tudo isso a partir do protagonismo de seus sujeitos”.

Sobre Lenilson – Bacharel e Licenciado em Teatro e Pedagogia, especialista em Produção Cultural, o professor Lenilson atua na rede municipal desde 2013 como professor de Artes. Possui experiência nas redes estadual e particular.

Veja aqui uma galeria de fotos de momentos do Projeto vencedor

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211