Notícias

Projeto sobre Educação em Direitos Humanos é o 1º colocado no Prêmio “Professor em Destaque 2017”

Iniciativa desenvolvida pelo professor Lenilson de Souza Thomaz, no território da DRE Guaianases, promove luta contra LGBTfobia

Publicado em: 16/11/2017 14h23 | Atualizado em: 30/11/2020

prof_destaque_dreg_740_X_430.jpg    

O Professor Lenilson de Souza Thomaz, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alexandre de Gusmão, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, foi reconhecido com a primeira colocação no Prêmio Professor em Destaque 2017 pelo trabalho realizado no projeto “Direitos Humanos na Luta Contra LGBTfobia”.

O projeto foi desenvolvido de março de 2015 a dezembro de 2016, envolveu alunos do Ciclo Autoral (7ºs, 8ºs e 9ºs anos) e consistiu em reflexões sobre as relações interpessoais no ambiente escolar, no estímulo ao respeito às diferenças e no rompimento da cultura de violência contra o público LGBT.

“A iniciativa busca aproximar a comunidade e a família das discussões político-pedagógicas da escola, para que haja incentivo ao protagonismo não só dos alunos, mas também de seus familiares e da comunidade em geral”, afirma Lenilson.

O projeto foi desenvolvido em encontros semanais no contraturno e também durante as aulas regulares. Foram realizados debates a partir da apresentação de vídeos e artigos pesquisados pelos próprios alunos, objetivando a produção de um texto teatral.

No decorrer do projeto, foram realizadas algumas intervenções artístico-teatrais nos horários de intervalos das demais turmas e também na área externa da Unidade, nos horários de entrada e saída, tendo como público toda a comunidade escolar.

A montagem teatral, baseada no “teatro épico” do dramaturgo alemão Bertold Brecht, foi criada a partir de depoimentos e contou com encenação, música, dança e recursos audiovisuais, além de promover a interação com o público.

De acordo com o professor, “este trabalho fomenta os Direitos Humanos e visa criar uma nova cultura de convivência para que o espaço escolar seja precursor de transformações culturais e de rupturas de estruturas sociais. Tudo isso a partir do protagonismo de seus sujeitos”.

Sobre Lenilson – Bacharel e Licenciado em Teatro e Pedagogia, especialista em Produção Cultural, o professor Lenilson atua na rede municipal desde 2013 como professor de Artes. Possui experiência nas redes estadual e particular.

Veja aqui uma galeria de fotos de momentos do Projeto vencedor

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299