Notícias

Projeto Reciclos no CEU Caminho do Mar

Exposição de fotoesculturas ainda levou oficinas para os alunos e professores do CEU

Publicado em: 03/04/2017 16h18 | Atualizado em: 30/11/2020

Projeto_Reciclos_CEU_Caminho_do_Mar_740_x_430.jpg

O Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar recebe, até o próximo dia 4 de abril, a exposição do projeto Reciclos – Muros invisíveis, que trata da separação entre as várias realidades que vemos no dia-a-dia. O projeto foi contemplado pelo Edital Redes e Ruas, que une a arte e o digital aos espaços públicos, e em sua segunda versão teve o foco na temática “O mundo sem catadores”.

A exposição é composta por fotoesculturas feitas por meio de tambores de plástico reciclados na fábrica Flaskô, onde todos os operários ganham o mesmo e decidem tudo por consenso. Adesivadas nos tambores, estão fotos de Agentes Ambientais que fazem parte da Cooperativa Granja Julieta, feitas por Rafael Castilho, e fotoesculturas montadas através de fotos de Karina Burigo, feitas pelas artistas Brunata Mires e Tiê.

Max Mu é o curador e idealizador do projeto Reciclos. Há mais de 20 anos, busca soluções sociais usando a arte como instrumento de conscientização e transformação do ser e do espaço. “Quando a gente faz um projeto artístico e fala de um tema social, muitas vezes a gente quer ver resultados não só de elogios, mas que consiga transformar um pouquinho o pensamento”, explica Max.

O projeto também realizou oficinas no espaço do CEU. Aquarela, com a ilustradora Tiê; Roteiro para o canal Reciclos com Max Mu e produção de uma Fanzine, com a ilustradora e escritora Brunata Mires. Para Max, o objetivo das oficinas é mais do que puramente pedagógico. “A exposição sensibiliza e as oficinas enraízam o conceito da exposição, aproximam os artistas das crianças e a cooperativa do CEU. Assim, a gente consegue mudar um paradigma cultural que retrata o Brasil como país que cuida mal de seu material”, diz o curador.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CEU Caminho do Mar, Maurien Rose, as oficinas fizeram muito sucesso com os alunos. Os resultados das oficinas foram expostos aos professores durante as reuniões da Jornada Especial Integral de Formação (JEIF), incentivando os docentes a incluírem atividades que estimulem a aprendizagem dos alunos por meio da temática da sustentabilidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.200